SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  



 

Histórico do Programa Cooperjovem no Estado de São Paulo

O marco inicial do Cooperjovem em São Paulo ocorreu em 2001, no município de Ibiúna. Entre os anos de 2002 e 2003, o Programa foi desenvolvido com Cooperativas Educacionais em nove cidades paulistas: Barra Bonita, Diadema, General Salgado, Novo Horizonte, Alta Mogiana, Piracicaba, São Carlos e São José do Rio Preto. Em 2004, o Cooperjovem ampliou o foco de abrangência e passou a atuar com escolas públicas estaduais do município de Bebedouro. Já em 2005, estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

As experiências vividas com as cooperativas educacionais, escolas públicas estaduais de Bebedouro e escolas públicas municipais de Votuporanga foram fundamentais para a implantação do Cooperjovem nos municípios de Franca, Cristais Paulista e Itirapuã, em 2008.  Em 2010, o Programa começou a oferecer, a partir do segundo ano do Cooperjovem no município, oficinas relacionadas aos projetos dos educadores, com o intuito de dar continuidade ao programa nas escolas e cooperativas através de atividades formativas. Em 2012, o Programa continuou nas cidades de Votuporanga, Franca e Ourinhos com oficinas de apoio pedagógico. Neste ano, o Cooperjovem abriu 3 novas turmas em Cândido Mota, Santo Antônio de Posse e Pindamonhangaba.

O percurso do Programa Cooperjovem no estado de São Paulo durante esses anos possibilitou a construção de uma metodologia coerente com os valores e princípios do cooperativismo. Cada uma dessas experiências contribuiu para a construção da estrutura do Programa.

 
   
   
 

 

 
   
  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.