SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas do segmento educacional são capacitadas para utilização do PDGC
01/04/2021

Nesta terça-feira, 6, as cooperativas educacionais paulistas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) no workshop realizado pelo Sescoop/SP. O evento apresentou a ferramenta de diagnóstico que permite a autoanálise das cooperativas. “Queremos mostrar que as cooperativas podem se tornar cada vez mais profissionais e competitivas e isso é possível quando elas conseguem identificar o que fazem, como fazem, onde estão e onde querem chegar”, explica a consultora do segmento Educacional do Sescoop/SP, Priscilla Coelho.

Segundo ela, o setor educacional está cada vez mais competitivo, o que exige que as cooperativas tenham um olhar muito profissional e atualizado para seu negócio: o objetivo com o programa é que a cooperativa possa se enxergar sistemicamente e assim possa verificar seu grau de competitividade diante dos outros players. “O PDGC possibilita um olhar analítico para dentro para que a cooperativa possa se organizar e cada vez mais estar apta a se adaptar às mudanças do mercado, gerenciar riscos, ter melhor gestão de recursos e finanças, de equipe, colaboradores, etc”, afirma a consultora.

Durante o workshop, o consultor técnico regional do Sescoop/SP, Samuel Rodrigo, ficou responsável por explicar o que é o programa, como ele funciona e de que forma pode auxiliar as cooperativas educacionais em suas atividades na prática. Ele também apresentou como o modelo de referência do programa foi criado e falou um pouco sobre o cenário competitivo do mercado educacional.

O evento contou também com a participação da presidente da Cooperativa Magna - mantenedora do Colégio CEM, de Santa Catarina -, Elisete Alves Pelegrin, que complementou a apresentação de Rodrigo e falou sobre a utilização do PDGC na prática, além de contar como a busca pela excelência na gestão e na governança pode contribuir com as cooperativas educacionais.

O workshop foi o evento inicial de uma série de ações que o Sescoop/SP vai desenvolver sobre o PDGC para cooperativas do segmento educacional. “A ideia é fazer um acompanhamento próximo da evolução das cooperativas, com auxílio na parte de preenchimento, execução do programa, construção e verificação de um plano de melhoria, acompanhamento de todos os processos”, conta Priscilla Coelho.

Ainda neste mês, vão acontecer dois workshops de preenchimento da ferramenta: no dia 19, o Workshop de Preenchimento do Instrumento de Autoavaliação da Governança; e no dia 27 o Workshop de Preenchimento do Instrumento de Autoavaliação da Gestão. Mais informações e inscrições em breve.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.