SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sistema OCB apresenta resultados de Pesquisa sobre Inovação
25/02/2021

Nesta terça-feira, 23, o Sistema OCB apresentou os resultados preliminares da primeira pesquisa com foco em Inovação no Cooperativismo. O objetivo foi conhecer e identificar como está o cenário de inovação do cooperativismo, projetos de cooperativas com foco em inovação, níveis de maturidade e desafios e oportunidades para inovação das cooperativas.

Foram realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas com 474 cooperativas, sendo 9% da região norte, 22% da região nordeste, 11% do centro oeste, 33% do sudeste e 24% do sul. Os dados mostram que a importância atribuída à inovação para o cooperativismo é de 9,5 numa escala de 0 a 10. Já as avaliações que as cooperativas fazem de si próprias com relação ao grau de inovação das suas organizações alcançaram a média de 6,1 em 10.

Entre os principais setores em que as cooperativas já atuam com inovação estão: atendimento ao cliente, marketing e comunicação externa e tecnologia. “O estudo sobre os principais setores das cooperativas com destaque em inovação está em convergência com a realidade do mercado em geral e também com o que sugerem especialistas, principalmente no que diz respeito à experiência e jornada do cliente”, destaca a coordenadora do Núcleo Inteligência de Mercado do Sescoop/SP, Lajyarea Barros. Sobre os impactos observados com a implementação das inovações, os retornos mais relevantes foram maior agilidade em procedimentos internos e oferta de produtos de serviços.

“Embora as cooperativas considerem a inovação importante para seu desenvolvimento e já estejam observando alguns resultados, a inovação ainda não possui um orçamento próprio. As principais dificuldades são a falta de financiamento e de organização de ideias e projetos”, completa a coordenadora.

Programa de Formação de Agentes de Inovação

O Sistema OCB, em parceria com o Instituto de Economia e Administração (ISAE), lançou virtualmente nesta terça-feira, 23, o "Programa de Formação de Agentes de Inovação". A partir de agora, 72 alunos, vindos das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB, de Confederações Cooperativas e de cooperativas vencedoras da última edição do Prêmio SomosCoop - Melhores do ano começam uma jornada de um ano, com conteúdo especialmente pensado para a realidade cooperativista. A live também apresentou os destaques da pesquisa de inovação realizada pelo Sistema OCB.

Para saber mais sobre a pesquisa e sobre o lançamento do programa, clique aqui.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.