SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas são selecionadas para programa Agro 4.0
03/12/2020

Três cooperativas foram selecionadas no edital do programa Agro 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio da OCB. São elas: Cocamar, Lar e Cotrijal. Os projetos das cooperativas fazem parte de uma lista com 14 ideias que envolvem a adoção e difusão de tecnologias 4.0 que vão receber um investimento total de R$ 4,8 milhões. Ao todo, 100 propostas foram inscritas.

O objetivo do programa é promover, por meio dessas tecnologias, o aumento de eficiência e de produtividade, e redução de custos no agronegócio brasileiro. Os projetos selecionados têm, agora, um prazo de sete meses para a execução e outros 12 meses para o monitoramento dos resultados.

Confira as cooperativas selecionadas:

Categoria Processamento

Cocamar + parcerias
Projeto: implantação de solução, incluindo equipamento que classifica diversos tipos de grãos automaticamente e torna o processo de classificação mais ágil e transparente para todos os envolvidos na cadeia de comercialização de grãos.

Categoria Produção e Colheita

Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial + parcerias
Projeto: Implantação de uma plataforma/aplicativo que permita quantificar o nível tecnológico e grau de informação dos produtores rurais em uma escala nacional, ao mesmo tempo que indique caminhos sólidos para adoção de tecnologias 4.0, respeitando a curva de aprendizagem e aumentando a eficiência da adoção destas tecnologias.

Lar Cooperativa + parcerias
Projeto: Aviot: Avicultura Conectada, Inteligente e Otimizada (implantação de solução para monitoramento constante da produção e aplicação de técnicas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para que se obtenha os melhores parâmetros para produção de aves de corte e que deverão proporcionar melhorias constantes na qualidade e rentabilidade do produtor e da cooperativa, com identificação de correlação de eventuais doenças nas aves-ambiência-homegeneidade de peso e qualidade).

Oportunidade
Para a OCB, que participou da discussão do edital desde o início, essa é uma oportunidade singular para que as coops que querem trabalhar com adoção e difusão de tecnologias no agronegócio encontre os meios para isso. Vale destacar que a OCB faz parte do conselho superior da Câmara Agro 4.0, no âmbito do governo federal.

Disseminação de tecnologia
O programa é executado pela ABDI e pelos Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, o programa Agro 4.0 irá possibilitar e gerar uma maior disseminação de tecnologias digitais no agronegócio, com foco em aumento de eficiência, produtividade e redução de custos junto a produtores e indústrias.

Fonte: OCB


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.