SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Unimed Sorocaba conquista prêmio máximo da 3M
26/11/2020

Devido ao trabalho realizado por sua Central de Material Esterilizado (CME), o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), da Unimed Sorocaba, conquistou a certificação Diamond Black da 3M, que é voltada à qualidade assegurada em limpeza e esterilização. O objetivo da certificação é a implementação de boas práticas no processamento de produtos para saúde, visando a garantir a segurança dos procedimentos cirúrgicos, atender à legislação vigente e reconhecer profissionais e instituições que desenvolvem as melhores práticas dentro desse contexto.

A cerimônia de entrega da certificação aconteceu neste 16 de novembro, na Sala de Reuniões Dr. Júlio Tamer, onde estavam presentes as doutoras Maria Cristina Cuter e Priscila Garber, diretora Clínica e Técnica; doutor Clóvis Eduardo Vicentino, coordenador-médico do Bloco Cirúrgico; Ivandro Paulo de Lima, gerente de enfermagem; Priscila Abdalla Policeno, coordenadora de enfermagem do Bloco Cirúrgico; Karen Rosa Mariano, gestora do Bloco Cirúrgico; e Camila de Siqueira Ribeiro, Jennyfer Teixeira Lopes, Thamires Lira Constança e Edimara de Fátima Ribeiro Costa, respectivamente, enfermeira e técnicas de enfermagem do CME. Por videoconferência, estavam Maurício Pereira, Érica Soliani, Vanessa Camargo e Vanessa Melo, executivos da 3M.

Em 2019, o HMS havia recebido a auditoria enviada pela 3M. Segundo Karen Mariano, após essa visita, foram implementadas ações para atender aos requisitos necessários à certificação. Dos 6.000 hospitais no Brasil, apenas 63 são certificados Diamond Black. Destes, dez pertencem ao Sistema Unimed.

A certificação Diamond Black integra o Programa de Reconhecimento às boas práticas, criado pela 3M em 2005, que tem por objetivo contribuir no aprimoramento dos conhecimentos de profissionais enfermeiros, para que eles possam oferecer excelência no atendimento aos pacientes hospitalizados e reduzir falhas e custos nos ambientes hospitalares.

Para a diretora técnica do HMS, Priscila Garber (foto), a CME é o coração do Centro Cirúrgico e essa certificação representa a constatação, por um órgão externo à Unimed Sorocaba, da segurança que é oferecida aos pacientes em termos de riscos de infecção. “Sei que vocês foram atrás dessa meta, buscando realizar ações com qualidade e excelência. Como gestora, isso me deixa muito feliz, assim como por fazer parte desta família. Parabéns a toda a equipe”, enfatizou.

O coordenador médico do Centro Cirúrgico, doutor Clóvis Eduardo, também enalteceu a conquista. “Esse reconhecimento nos envaidece. Deixa repleto de orgulho não somente o Centro Cirúrgico, como o Hospital, a Cooperativa, os cooperados e, por final, os pacientes, que sabem da qualidade do trabalho dessa equipe do CME, que conta com profissionais desse porte, aos quais agradecemos muito”, destacou.

Karen Rosa disse que o grande desafio do CME é olhar o paciente mesmo não estando ao lado dele. Ela ressaltou que, desde o final de 2017, buscava-se por essa certificação. “Com muito louvor, a conquistamos nesta ocasião. Agradeço a toda a equipe, extremamente proativa e peça-chave dessa vitória do HMS. Reforço que o Diamond Black da 3M não é o final, mas parte de um trajeto estabelecido para buscarmos sempre as melhores práticas”, concluiu.

Na sequência, houve a entrega dos certificados e de bottons para os representantes de cada turno ali presentes.

Antes de o evento ser finalizado, uma das porta-vozes da 3M destacou a importância da Engenharia Hospitalar do HMS: “É um diferencial dentre os hospitais que visitamos e desejo exaltar [a Engenharia Hospitalar] como imprescindível para o controle da qualidade da CME”.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Unimed Sorocaba participará do Seminário Online 3M Medical, criado exclusivamente pela multinacional para as instituições que finalizaram o ciclo de treinamento em 2020, e também àquelas que iniciaram a participação no programa e não puderem finalizar. Este seminário será dividido nas áreas: Prevenção de Lesões de Pele, Acesso Vascular, Preparo de Pele e Normotermia e Limpeza e Esterilização.

Fonte: Unimed Sorocaba


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.