SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas realizam leilão conjunto para compra de energia elétrica
25/11/2020

As cooperativas Cetril, Ceripa, Cervam, Cerim e Cemirim, em parceria com a AlphaInfra Energia, vão realizar, no dia 15 de dezembro, um leilão eletrônico conjunto para aquisição de energia elétrica. “É o primeiro leilão organizado no Estado de São Paulo para compra de energia elétrica no mercado livre, uma modalidade que está em expansão e que permite às cooperativas comprarem diretamente dos geradores de energia, pagando apenas o transporte para as distribuidoras”, explica o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (Fecoeresp), Danilo Pasin. As empresas geradoras interessadas em participar devem realizar o cadastro até esta quinta-feira, 26, às 17 horas.

Segundo Pasin, a medida tem como objetivo conseguir uma tarifa de energia menor para os cooperados. “Já tivemos exemplos de leilão em outros estados, com queda de 7% a 10% na tarifa, sem prejuízo para a cooperativa”, explica.

Em São Paulo, optou-se pela modalidade de leilão em conjunto para que, somadas as demandas das cinco cooperativas, pudesse ser negociado um preço mais acessível, que leve uma economia real aos cooperados. “Outra vantagem é que é uma energia mais limpa, pois geralmente a compra é feita de fontes alternativas, com preço competitivo, geralmente um pouco abaixo das distribuidoras normais”, complementa Pasin.

Após esta fase de cadastramento das empresas interessadas, começa a etapa de análise da documentação para a realização do leilão, no dia 15, que acontece de forma virtual apenas para as cooperativas.

“Este é um trabalho inovador que estamos fazendo para que o cooperativismo de Infraestrutura se fortaleça cada vez mais. Um ramo primordial para o desenvolvimento, principalmente da área rural, já que atendemos mais de 90 municípios paulistas, geralmente regiões com mais de 80% de consumo rural, que continuam em funcionamento mesmo durante a pandemia”, conclui o presidente da Fecoeresp.

Para informações sobre o edital de cadastramento, acesse: http://cetril.com.br/node/308


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.