Uniodonto Piracicaba realiza Semana de Prevenção ao Câncer de Boca 30/10/2020
A Uniodonto Piracicaba realiza, entre 1° e 8 de novembro, a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações têm o objetivo de explicar sobre a doença, cuja estimativa prevê mais de 15 mil casos no Brasil em 2020. As ações ocorrerão por meio das mídias digitais da Uniodonto, com lives no Instagram e orientações diárias em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.
Para o presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello, ações como essa estimulam a prevenção e orientação sobre o câncer de boca, tumor que mais atinge o sexo masculino com 11 mil novos casos ao ano e 4 mil entre as mulheres. A taxa de mortalidade, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, é de 6.455 casos conforme relatório de 2018. Além disso, a iniciativa é pioneira e segue a lei federal 13.230, sancionada em 2015, que prevê a realização de ações de prevenção ao câncer na primeira semana de novembro.
A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é realizada pela Uniodonto Piracicaba que, desde 1999, organiza palestras e avaliações, além de encaminhamentos para exames de câncer de boca, principalmente com ações comunitárias desenvolvidas na cidade e municípios vizinhos. Para isso, a cooperativa dotou um consultório odontológico numa Van, denominada Unidade Móvel Odontológica, realizando exames gratuitos em empresas, praças, centros comunitários e áreas de concentração social. Devido à pandemia, as ações presenciais não serão realizadas desta vez.
A Semana conta com apoio do Orocentro da FOP/Unicamp, Fundação Ilumina e Associação dos Dentistas (APCD-Piracicaba).
Como esclarecimento, serão realizadas lives pelo perfil da Uniodonto Piracicaba (@uniodontopiracicaba), sendo a abertura oficial na terça-feira, dia 3, às 15 horas, com palavras de Cláudio Zambello, presidente da cooperativa, seguido pela cirurgiã-dentista Silvia Paparotto Lopes que abordará o tema “Ações para prevenção do câncer de boca”. Na quarta-feira, dia 4, às 17 horas, haverá uma live com o professor Márcio Ajudarte Lopes, coordenador do Orocentro, falando sobre “As ações na orientação e diagnóstico do câncer bucal”. A série de lives será encerrada na quinta, dia 5, com a participação da médica Adriana Brasil, presidente do conselho administrativo da Fundação Ilumina, que discorrerá sobre “Projetos contínuos que salvam vidas orientando sobre o câncer”, às 15 horas.