SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Reunião com Governo de SP marca avanço em regularização ambiental
15/09/2020

Representantes do Fórum Paulista do Agronegócio (FPA) – que reúne 44 entidades – e seis deputados reuniram-se nesta terça-feira, 15, com o vice-governador Rodrigo Garcia no Palácio dos Bandeirantes. A pauta principal foi agradecer os esforços do Governo para destravar os processos de regularização ambiental, que hoje causam insegurança jurídica ao produtor rural. Estão previstas publicações de decreto e resoluções para regulamentar o tema, buscando o equilíbrio entre a produção agropecuária e a preservação ambiental.

Ariel Mendes, que coordenava o FPA quando começaram as tratativas, afirmou que em seis meses foram realizadas 66 reuniões para estudos e análises técnicas entre as entidades e com membros do governo. “Foi um trabalho de fôlego, num tema complexo que agregou visões diferentes. Tentamos amarrar as pontas para propiciar tranquilidade do ponto de vista legal e evitar a judicialização”, disse Ariel na reunião.

O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, que atualmente coordena o FPA, elogiou o posicionamento do governo. “O secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira, soube receber e conduzir o processo, num diálogo sempre aberto. O secretário do Meio Ambiente, Marcos Penido, também participou ressaltando a importância do

equilíbrio entre produção e meio ambiente. E você, Rodrigo (dirigindo-se ao vice-governador), tomou pulso da questão que culmina agora com um ato histórico para São Paulo”, enfatizou Del Grande, agradecendo a todos os agentes do processo, inclusive os deputados.

Participaram da reunião organizada pelo secretário da Casa Civil, Antonio Carlos Malufe, os deputados Arnaldo Jardim (federal), Barros Munhoz (coordenador da Frencoop paulista), Carlão Pignatari, Fernando Cury, Itamar Borges (coordenador da frente SP-Agro) e Sebastião Santos.

Pelas entidades, estiveram presentes também Evandro Gussi (Única), Ibiapaba Netto (Citrusbr), Tirso Meirelles (Faesp), Ricardo Sassi (SRB) e Ricardo de Saboya (Ocesp).

O vice-governador Rodrigo Garcia encerrou a reunião dizendo que foi um dia simbólico para celebrar a união e a convergência de opiniões em torno da regularização ambiental. “O primeiro grande passo foi dado. Agora é necessário formalizar tudo isso com o decreto e as resoluções. Estamos no caminho da vitória do equilíbrio, do consenso e do bom senso”, salientou Garcia.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.