SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Somos Líderes: formando as lideranças do futuro
08/09/2020

Os 35 jovens, integrantes do programa Somos Líderes, deram sequência ao quinto e último módulo da iniciativa, capitaneada pelo Sescoop, nesta quinta-feira (3). Depois de aprofundar o conhecimento em áreas como liderança e inovação no contexto cooperativista, os jovens estão estudando três assuntos: política, democracia e comunicação e comportamento assertivo.

A ideia é que as discussões contribuam com a formação de um perfil de liderança no contexto político. O grupo precisa compreender o que é política e como interferir nela, por meio da participação e atuação na própria esfera política. Também é necessário entender como a democracia foi se transformando ao longo do tempo e quais as estratégias mais contemporâneas de participação política do estado brasileiro.

Por fim, a objetivo deste módulo também é discutir sobre as formas de comunicação e comportamento assertivo, situando como essa habilidade é fundamental para liderar pessoas e organizações, principalmente para negociar e construir consensos na esfera política.

Saiba mais

Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa tem por objetivo preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia é preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM. No total, o programa Somos Líderes possui uma carga horária de 220 horas/aula.

Breve histórico

Em 2019, o Sescoop assumiu a responsabilidade de contribuir com a renovação do Sistema Cooperativista Nacional, ao propor a formação de novos líderes para o cooperativismo. Dentro desse contexto, foi desenvolvido o Programa Somos Líderes, que selecionou de forma criteriosa jovens de 21 a 35 anos em todo o Brasil, num universo de 1538 inscritos em todo o país.

Foram quatro momentos de capacitação presencial, de forma itinerante:

· Recife – Liderança e Tendências de Inovação

· Chapecó – Liderança no Contexto Cooperativista

· São Paulo - Liderança no Contexto Organizacional

· Belo Horizonte - Liderança no Contexto Social

· Brasília (modalidade EaD) - Liderança no Contexto Político

Os jovens realizaram visitas técnicas no Porto Digital, em Recife, e na Aurora, em Chapecó. Em São Paulo foram duas visitas: na Natura e na cooperativa YouGreen, de reciclagem de lixo. Em Belo Horizonte os jovens visitaram a construtora MVR para observarem as práticas de sustentabilidade.

Missão

Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, os selecionados têm uma missão muito importante. “Esperamos que os jovens formados se tornem vozes atuantes e bem preparadas para estarem à frente não só de suas cooperativas, mas de qualquer outro ambiente seja ele político, institucional ou corporativo e com destacada atuação”, comenta Márcio Freitas.

Para ele, dessa forma, os princípios do cooperativismo poderão ser disseminados em todos os lugares, fortalecendo assim o papel desse modelo de negócio em todo o país. “Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas em todas as regiões do país com a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento do setor. A atuação da instituição tem o desenvolvimento humano como principal foco, a partir do qual busca contribuir para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e atendimento aos interesses dos cooperados”, conclui a liderança.

Próximo grupo

De acordo com o Sescoop, a formação de um segundo grupo de jovens para o programa já está sendo planejada. 

Fonte: OCB


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.