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Coop intensifica cuidados na manipulação de alimentos e higienização de ambientes na pandemia
20/08/2020

Barreiras de acrílico nos checkouts e a frequente higienização de carrinhos e cestas de compras são algumas das medidas de segurança visíveis aos cooperados e clientes que circulam pelas lojas da Coop – Cooperativa de Consumo.
 
Já na retaguarda das operações, longe dos olhos dos consumidores, outras condutas também são praticadas desde o início da pandemia para reduzir riscos de contaminação. Entre elas, o reforço no treinamento das equipes da linha de alimentos manipulados e auditorias nos setores de açougue, padaria, rotisserias e frios para o cumprimento das normas e regras internas de segurança alimentar.
 
“Temos adotado todas as medidas de segurança nesses setores para zerar os riscos de contágio”, garante o gerente de Prevenção de Riscos, Antonio Guilherme. Além do cumprimento das orientações dos órgãos sanitários, também tem sido reforçada a higienização dos locais de maior contato manual, como puxadores, interruptores e maçanetas na área de perecíveis, segundo acrescenta coordenadora de Segurança Alimentar, Débora Cosenza.
 
Antonio Guilherme explica que, de forma geral, o consumidor passou a ter uma exigência maior quanto à segurança alimentar, algo perfeitamente compreensível e necessário, ainda mais num cenário de pandemia. “E nossos colaboradores estão devidamente preparados e treinados para atender tais exigências, cumprindo todas as normas que vão desde a higienização pessoal e dos produtos expostos à venda até à passagem pelos checkouts, que são limpos a cada nova compra”, ressalta.
 
Regras e normas, segundo o gerente não faltam. Além das já estabelecidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, muitas outras adicionais foram expedidas ao longo da pandemia, diferentes de uma cidade para outra. “Dada a multiplicidade de portarias e regras, criamos um guia de consulta para repassar as atualizações para as lojas e não deixar de cumprir nenhuma delas”, afirma.
 
Um balanço estatístico referente ao período de março a junho apresenta todas as ações concretizadas pela Coop desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 34 iniciativas preventivas realizadas nas lojas, entre elas, a disponibilidade de álcool em gel, barreiras acrílicas, medição de temperatura e contingenciamento na entrada dos cooperados e clientes. Outras 31 foram adotadas em relação aos colaboradores, como a criação de cartilha de orientação, medição da temperatura antes do expediente, além do disparo de vários comunicados relacionados à Covid-19, com atualização das regras e normas do Ministério da Saúde.

Fonte: Coop


  
  
 
 
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