SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sicoob Cocred investe R$ 5 milhões em novo data center
30/07/2020

O Sicoob Cocred tem o propósito de conectar pessoas para propiciar justiça financeira e prosperidade e por esse motivo investe continuamente no seu ambiente digital. Nesta quarta-feira, 29, a cooperativa deu mais um grande passo neste sentido com a inauguração do Centro Tecnológico Cocred, que recebeu investimento de mais de R$ 5 milhões.

Pela grandiosidade e importância do projeto, o CTC recebeu o nome de Décio Rosa, uma justa homenagem a um entusiasta do cooperativismo no interior de São Paulo. Décio participou ativamente da fundação do Sicoob Cocred e contribuiu para o desenvolvimento da cooperativa ao longo dos anos, principalmente quando foi presidente da instituição, entre 1999 e 2003.

O novo data center foi projetado com o que há de mais avançado em hardware e software no mundo, permitindo à Sicoob Cocred dobrar a capacidade de armazenamento de dados e de processamento das informações. A estrutura oferece segurança e eficiência para que o volume de operações continue a crescer sem restrições, por tempo indeterminado.

Tecnologia

Em termos de tecnologia Nutanix, software de infraestrutura hiperconvergente implantado no CTC Décio Rosa, o data center da Cocred é o maior e mais moderno no interior paulista. Isso garante a continuidade do projeto por muitos anos, apenas com a atualização do sistema. Já a estrutura física, construída de forma modular, permite a expansão em poucas horas de trabalho.

O projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por membros da diretoria de Controles Internos e Riscos, da área Administrativa e dos departamentos de Assessoria de Planejamento e Marketing, e de Tecnologia da Informação. A equipe foi encarregada de compreender a demanda técnica e informar as reais necessidades aos conselheiros e diretores, além de buscar as melhores soluções, com o melhor custo-benefício à cooperativa.

Todas as decisões foram tomadas de forma colegiada e transparente. As discussões em reuniões foram lavradas em atas. O grupo de trabalho solicitou, inclusive, uma auditoria no projeto e no orçamento para saber se a escolha estava correta e se a solução apresentada era a mais adequada à realidade da cooperativa e às necessidades dos cooperados.

Hoje, o CTC Décio Rosa é o principal data center da cooperativa, mas ele foi projetado para ser também uma extensão da nova sede, ainda em construção. Isso significa que, a partir da mudança dos departamentos para o novo prédio, o CTC Décio Rosa ficará sendo o data center de contingência e a estrutura integrará o Plano de Continuidade de Negócios (PCN).

Ao garantir mais eficiência ao trabalho da cooperativa, o CTC Décio Rosa oferece uma gestão de dados melhor e mais confiável aos 42 mil cooperados, que ganham agilidade de atendimento, sistemas mais rápidos e tráfego de dados mais seguro. Em outras palavras, serviços cada vez melhores, sejam nas agências, em caixas eletrônicos, Internet Banking ou aplicativo.

 

Fonte: Sicoob Cocred


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.