SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Jovem associado do Sicredi é vencedor do prêmio WYCUP 2020
27/07/2020

Vinícius Mattia, associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, concorreu com lideranças jovens de todo o mundo no World Council Young Credit Union People e foi o primeiro jovem associado a conquistar o prêmio

O professor universitário e agrônomo Vinícius Mattia foi o vencedor do prêmio da World Council Young Credit Union People (WYCUP), promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). O brasileiro representou a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e tornou-se o primeiro cooperado a conquistar a premiação internacional, que já existe há 20 anos - nas edições anteriores, os vencedores eram sempre colaboradores de cooperativas.

O WYCUP é uma competição mundial que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes responsáveis pelo desenvolvimento de projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. O evento foi realizado de forma virtual na última quarta-feira, 22 de julho.

Vinícius tem 26 anos e vive em Palotina (PR). Com o reconhecimento do WYCUP, o jovem ganhou uma bolsa de estudo e será um dos embaixadores do programa pelos próximos doze meses, ao lado de Lukasz Nowak, da Polônia, e de Vita Hernandez, dos Estados Unidos. Ao final, os três irão compartilhar as experiências em uma conferência internacional em Glasgow, na Escócia, em 2021.

Para Vinícius, receber esse reconhecimento é motivo de orgulho e celebração. “Ser o primeiro jovem associado de uma cooperativa de crédito a vencer o WYCUP é o início de uma grande trajetória como líder. Espero conseguir incentivar outros jovens a construírem os seus caminhos com liderança e forte atuação nas comunidades locais. Essa é uma competição com engajamento global, com pessoas do mundo inteiro participando, e ter esse envolvimento com profissionais ligados ao cooperativismo em diferentes lugares e fazendo coisas extraordinárias é um grande incentivo para mim. Agradeço muito a minha cooperativa, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, e a Central PR/SP/RJ por terem acreditado no meu projeto, assim como o Comitê Jovem e a Prefeitura de Palotina. O meu desejo é de continuar contribuindo com a comunidade e com todo o mundo de forma cooperativa”, frisou.

A gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti, destacou o comprometimento de Vinícius em fazer uma sociedade cada vez mais próspera. “É emocionante viver esse momento em que o Vinícius é o primeiro associado do mundo a receber essa conquista, que antes era possível apenas aos colaboradores das cooperativas. Uma experiência única e inesquecível para todos nós. Agradeço ao Vinícius por dizer ‘sim’ ao cooperativismo e pelo seu protagonismo”.

Segundo o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, a sustentabilidade do empreendimento depende dos jovens. “Por meio de iniciativas como essa é que incentivamos os jovens a atuarem nesse movimento, fazendo a diferença e fomentando a liderança. Ter em nossa cooperativa pela segunda vez esaa premiação - em 2015, o colaborador Leandro Hendges foi ganhador com um projeto que implantou ações para atrair jovens - e o primeiro jovem associado a receber o prêmio é motivo de muito orgulho. Mais uma colheita das sementinhas que estão sendo plantadas nos movimentos do Comitê Jovem e Comitê Mulher”, declara.  

Desafio 90 dias

Vinícius chamou atenção após participar do “Desafio 90 dias”, em 2019. Na ocasião, ele foi encarregado de realizar uma ação de forma voluntária que impactasse a comunidade local. Com o espírito de protagonismo despertado pelo Comitê Jovem e a vontade de ajudar as pessoas, ele idealizou o projeto “Agricultura familiar e alimentos sustentáveis”, cujo objetivo foi desenvolver ações voltadas ao tema da segurança alimentar e agricultura familiar para diferentes públicos do município.

“Com esse projeto, quis evidenciar duas coisas: a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, em especial para as crianças nas escolas, e também como as atitudes dos jovens podem impactar a comunidade local”, recordou.

Saiba mais sobre o projeto de Vinícius Mattia no link: https://bit.ly/32O7zlp

Fonte: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.