SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Fórum Paulista do Agronegócio discute reforma tributária e seus impactos para o setor
24/07/2020

 

Nesta sexta-feira, 24, foi realizada reunião do Comitê Técnico Tributário do Fórum Paulista do Agronegócio, que recebeu especialistas para apresentação de dados sobre a reforma tributária e seus impactos para o setor.

Com abertura do coordenador do Fórum e presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, a reunião contou com participação do deputado federal Arnaldo Jardim, importante interlocutor do agronegócio paulista na Câmara. Jardim pôde recolher observações e sugestões que servirão para o debate sobre os impactos da reforma no Congresso Nacional.

A reunião teve apresentações do consultor tributário do Instituto Pensar Agro (IPA), Eduardo Lourenço, que abordou a reforma discutida no Congresso Nacional; do coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, que apresentou os impactos da reforma na renda do produtor; e do presidente da Câmara de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Fernando Zupiroli, que debateu a alíquota única do IBS e como o tema é tratado em outros países.

“Ter um movimento disposto a discutir uma reforma tributária é um avanço, mas na forma posta atualmente ela tem impactos severos na vida do produtor agropecuário e de toda cadeia do agronegócio”, explica o assessor institucional do Sistema Ocesp, Ricardo de Saboya.

Segundo ele, a reunião marca o início de um longo trabalho em prol dos produtores. “É um tema complexo que precisa ser amplamente analisado para que tenhamos uma reforma que facilite o ambiente tributário como um todo, sem prejudicar nenhum setor”, conclui.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.