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Sistema Ocesp participa da primeira reunião do GT de Inteligência de Mercado
15/07/2020

Nesta segunda-feira, 13, o Sistema OCB realizou uma reunião com profissionais do Sistema Ocesp e de outras unidades estaduais para tratar de assuntos relacionados à área de Inteligência de Mercado. A primeira reunião do Grupo Técnico (GT) permitiu a troca de experiências, apresentação de demandas e as diretrizes para novos projetos.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocesp, Luis Antonio Schmidt, boa parte das unidades já possui projetos com a tipologia da Inteligência de Mercado, mas ainda não foram nomeados desta forma. “Com a reunião, foi possível organizar o que seria ou não de competência do Sistema OCB, garantindo que os estados encontrem seu espaço”. O gerente ressalta a importância de produzir valor nas atividades em andamento ou que serão aplicadas pela área. “A maior diretriz que um núcleo de Inteligência de Mercado deve ter é desenvolver projetos e serviços que gerem valor para a cooperativa”, disse.

Em âmbito nacional, Schmidt ainda comentou sobre a proposta de uma unificação de dados disponibilizados para as unidades, de forma que a análise possa ser ampliada e padronizada, facilitando a pesquisa, execução de projetos e otimizando custos.

Análise de dados

De acordo com a coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Ocesp, Lajyarea Barros Duarte, a reunião trouxe à tona a importância de definir e aplicar, de fato, a Inteligência de Mercado baseada em análise de dados e estudos a partir de ferramentas e metodologias padronizadas, porém adequadas às realidades das unidades estaduais. “Esperamos que, em breve, possamos gerar relatórios para as cooperativas, considerando aspectos políticos, econômicos, legais e sociais, e revertê-los em informações mais completas que possam agregar em suas rotinas e tomadas de decisões”.

Para a gerente Técnica e Econômica do Sistema OCB, Clara Pedroso Maffia, foi um momento importante para conhecer os profissionais envolvidos de cada região, como no caso do Sistema Ocesp, que já possui uma área criada com essa temática, além de entender quais são os desafios e expectativas em relação ao trabalho nacional, de forma que o Sistema OCB possa definir onde concentrar seus esforços. “Aproveitamos também para apresentar o que já temos em termos de planejamento estratégico, de organização de entregas para essas questões relacionadas a mercado, assunto reforçado pelas cooperativas em encontros nacionais”, disse a gerente. 

“Resolvemos fazer um trabalho efetivamente em conjunto para que não haja retrabalho, que as unidades possam colaborar entre si e que possamos ter uma ‘construção’ que atenda ainda mais às expectativas das cooperativas. Estamos bastante animados com o grupo”, completa Maffia. Ela diz ainda que foi passado um “dever de casa” aos participantes para que, na próxima reunião, apresentem quais temas devem ser priorizados para que o plano de trabalho seja discutido de forma mais detalhada.

Projetos em desenvolvimento

A coordenadora Lajyarea Duarte ainda relembrou materiais que foram lançados recentemente pela equipe de Inteligência de Mercado do Sistema OCESP, como o “Raio X” dos ramos Crédito e Consumo. Em breve, estudos setoriais mais elaborados serão desenvolvidos.


  
  
 
 
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