SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sistema Ocesp reforça defesa dos agricultores familiares no Canal Rural
22/05/2020

O quadro Família Nação Agro, exibido pelo Canal Rural, trouxe nesta quinta-feira, 21, uma matéria sobre a nova regra para a merenda escolar do Estado, que afeta os agricultores familiares paulistas. O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, participou ao vivo do quadro e reforçou as posições que já havia defendido em matéria do Valor Econômico publicada na última terça-feira, 19.
 
O presidente enfatizou que a distribuição de vouchers pelo governo estadual, no valor de R$ 55,00, beneficia apenas 20% dos estudantes e deixa os pequenos agricultores associados a cooperativas em situação de vulnerabilidade.
 
Segundo ele, há recursos federais que poderiam ser utilizados para que a distribuição da merenda seja retomada e alcance a totalidade dos cerca de 3,7 milhões de estudantes paulistas, bem como suas famílias. “Essa medida não está atendendo às necessidades dos estudantes nem dos agricultores familiares”, avalia Del Grande.
 
Com a quarentena decretada pelo governo de São Paulo, que ocasionou o fechamento de restaurantes e a suspensão da merenda escolar, os agricultores estão sem renda porque não têm para onde escoar sua produção. A Ocesp estima que, em apenas 20 cooperativas, o prejuízo chegou a R$ 2,7 milhões em abril, equivalente ao fornecimento de mil toneladas de alimentos.
 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.