SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Links úteis para o período da Covid-19
03/04/2020

Separamos algumas páginas de internet úteis para amenizar os efeitos da crise por Covid-19. Desde os pleitos e os êxitos conseguidos pelo Sistema OCB para o cooperativismo, passando por dicas, orientações e exemplos de cooperativas, até medidas emergenciais editadas em nível federal, que abarcam tanto as pessoas como as empresas. Também selecionamos páginas de alguns agentes financeiros públicos, com linhas interessantes para este momento difícil. Confira:

SISTEMA OCB
A OCB reuniu em uma única página informações úteis para as cooperativas sobre os desdobramentos da pandemia da Covid-19. No espaço é possível encontrar as principais medidas editadas pelo governo, pleitos do cooperativismo, informativos, e-book, vídeos e orientações diversas, além de iniciativas de cooperativas para enfrentar a crise.
https://somoscooperativismo.coop.br/servico/26/covid19

BNDES
A página "BNDES contra os efeitos econômicos do coronavírus" reúne medidas emergenciais adotadas pela instituição para ajudar o País a enfrentar as consequências econômicas deste período de pandemia e também os impactos sociais.
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/bndes-contra-o-coronavirus/medidas-emergenciais-contra-coronavirus

BANCO CENTRAL
O Banco Central também lançou uma página para divulgar medidas relacionadas ao combate dos efeitos econômicos da Covid-19. A intenção é mostrar de que forma a instituição está mantendo a funcionalidade dos mercados e apoiando o funcionamento de nossa economia. https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/medidasdecombate_covid19

DESENVOLVE SP
A Desenvolve SP (O Banco do Empreendedor) remodelou linhas de crédito e oferece agora, ao micro, pequeno ou médio empresário, capital de giro com taxa de juro reduzida e maiores prazos de pagamento e de carência.
https://www.desenvolvesp.com.br/empresas/opcoes-de-credito/enfrentamento-coronavirus/

BANCO DO POVO
O Banco do Povo concederá R$ 25 milhões de reais em linhas de microcrédito para empreendedores de pequenos negócios. Essa linha de microcrédito terá redução da taxa de juro de 1% para 0,35% ao mês. Além disso, o prazo para pagamento passa de 24 para 36 meses, já incluindo o prazo de carência, que também aumenta de 60 para 90 dias, e o limite de concessão de crédito sem avalista passa de mil para três mil reais.
https://www.bancodopovo.sp.gov.br/empresas.html

RECEITA FEDERAL
A Receita Federal também editou medidas de caráter emergencial para o período de crise da pandemia. Entre elas, foi reduzida a zero a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a entrega das declarações de Imposto de Renda foi adiada para 30 de junho e o recolhimento das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS deverá ser adiado de abril e maio para agosto e setembro.
http://receita.economia.gov.br/

CAMINHONEIROS
O Governo de São Paulo oferece uma plataforma completa e atualizada com informações para apoiar o caminhoneiro nas estradas (veja link abaixo). Em âmbito nacional, o Ministério da Infraestrutura também oferece o aplicativo gratuito "InfraBR Caminhoneiro", que ganhou novas funções.
http://www.abastecimentoseguro.sp.gov.br/mapa

MINISTÉRIO DA ECONOMIA
Intitulada "Vamos Vencer", a página apresenta medidas de apoio ao setor produtivo, sob responsabilidade da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e  Competitividade do Ministério da Economia. Na página pode-se encontrar linhas de crédito emergenciais, entre outras medidas, em benefício da indústria, comércio e serviços.
https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/covid-19


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.