SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Encontros do projeto InterCooperAção reunem mais de 130 pessoas
27/11/2019

Encontro do projeto InterCooperAção em Piracicaba (22/11/2019)

Os encontros do projeto InterCooperAção reuniram mais de 130 participantes e 56 cooperativas em Jaú (11/11), Taubaté (21/11) e Piracicaba (22/11). O evento foi realizado pelo Sistema Ocesp com o objetivo de estimular parcerias e negócios entre as cooperativas paulistas.

De acordo com o superintendente corporativo executivo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior, a organização acredita muito no sexto princípio cooperativista, a intercooperação, e, por isso, visa provocar um impulso para que as cooperativas tentem colocá-lo em prática nas regiões onde atuam.

“Porém, para a intercooperação ser possível, são necessários três fatores: qualidade, preço e atendimento. Não basta ser uma cooperativa. É preciso oferecer melhores condições do que os concorrentes", enfatizou o superintendente durante a abertura do encontro em Piracicaba na última sexta-feira, 22.
Encontro do projeto InterCooperAção em Taubaté (21/11/2019)
O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, acredita que é muito importante a iniciativa da Ocesp para fazer com que a intercooperação aconteça. Na visão dele, esse esforço deve ser feito inicialmente entre cooperativas de um mesmo segmento e depois entre cooperativas de segmentos diferentes.
“As cooperativas de mesmo segmento que devem ter um trabalho muito forte de intercooperação para superar os desafios e a concorrência acirrada como a que temos no mercado de insumos agrícolas, cada vez mais dominado por empresas multinacionais. É preciso definir planos conjuntos em setores comuns como compras, vendas, tecnologia e recursos humanos, entre outras áreas que possam ser compartilhadas, e também trazer junto as cooperativas menores para que sejam fortalecidas”, destaca Bortoletto.
Já a presidente da Uniodonto Vale Histórico, Wanda Maria de Mello, que participou do encontro em Taubaté no dia 21, espera que os contatos com outras cooperativas possibilitados pelo evento gerem novos negócios. “Havia expectativa de que esse projeto fosse realizado na região e esse encontro foi muito positivo”, avalia.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.