SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Workshops reforçam papel estratégico da comunicação nas cooperativas
13/11/2019

Eventos realizados em Ribeirão Preto, Marília, São Paulo e Campinas reuniram 80 profissionais de cooperativas


Turma de comunicadores em Campinas, nesta terça-feira, 12 de novembro

Com a participação de 80 profissionais de comunicação e marketing das cooperativas, o Sescoop/SP realizou 4 edições do Workshop de Comunicadores do Cooperativismo Paulista 2019 nos meses de outubro e novembro. O último evento foi realizado nesta terça-feira, 12, em Campinas.

As atividades foram conduzidas pela consultora e professora Suzel Figueiredo, visando à capacitação dos comunicadores cooperativistas para que tenham um papel cada vez mais estratégico para os negócios das cooperativas em que trabalham. “As cooperativas estão investindo na gestão cada vez mais profissional e áreas de comunicação e marketing também precisam de uma ação mais estratégica. O grande objetivo de levar planejamento estratégico para a discussão entre os profissionais foi alcançado. Evidentemente não haverá uma mudança imediata, mas as sementes já estão plantadas”, ressalta Suzel.


Evento de comunicadores em Marília foi realizado no dia 31 de outubro

Para Vanessa Zandonade, analista de comunicação da Coopermota, de Cândido Mota, o workshop aprofundou pontos trabalhados em cursos e eventos anteriores promovidos pelo Sescoop/SP. “O desafio de aplicação do conteúdo em nossas cooperativas continua sendo lançado. A Suzel, particularmente, sabe da realidade das cooperativas e ajuda a nos fazer pensar no assunto em nosso cotidiano.", avalia.

Isabela Wilson, que atua na área de comunicação e marketing do Sicoob Credicocapec, de Franca, ressalta a importância da oferta de cursos e eventos direcionados aos comunicadores. “Todos, à sua maneira, apresentaram o conteúdo de forma simplificada, porém rica, didática e muito bem ilustrada. O material de apoio de todos é bem completo, acompanhando uma sequência lógica e pontuadas de exemplos e dinâmicas presenciais muito pertinentes. Todas as ações que tive a oportunidade de participar proporcionaram um aprendizado rápido e eficaz”, avalia.


Comunicadores reunidos em Ribeirão Preto, no dia 24 de outubro

Larissa Dourado, que também atua no Sicoob Credicocapec, ressalta que a participação nos eventos voltados aos comunicadores já faz a diferença no trabalho. “Todo o conteúdo aprendido nos proporcionou mudanças significativas e bastante positivas, tanto em nossa visão da comunicação cooperativista quanto no gerenciamento de novas ferramentas, projetos e demandas dentro e fora de nosso setor, corrigindo erros e reforçando acertos”, destaca.

A consultora Suzel Figueiredo acredita que o conteúdo trabalhado nos workshops pode gerar mudanças relevantes nas cooperativas, pois traduz de uma forma prática como fazer essa mudança. “Desejo sucesso aos profissionais nessa fase de transformação de comunicadores táticos para comunicadores focados na estratégia de sua cooperativa”, complementa Suzel.


Turma do workshop em São Paulo no último dia 7 de novembro

O coordenador de Comunicação do Sescoop/SP, Luciano Fontes, ressalta que além do conteúdo de qualidade, os eventos proporcionam uma troca de informações muito rica entre os participantes. "Todos têm a oportunidade de aprender e refletir sobre suas práticas a partir dos desafios reais enfrentados por suas cooperativas", salienta.
“Sabemos que a comunicação pode contribuir  e muito  para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro. Por isso, queremos incentivar o desenvolvimento profissional dos comunicadores das cooperativas, oferecendo acesso à formação e reflexão de ponta sobre o potencial transformador da comunicação nas organizações”, finaliza.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.