SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas educacionais prestigiam lançamento de Manual Contábil do ramo em Fórum do Sescoop/SP
30/10/2019

No último fim de semana, 26 e 27 de outubro, as cooperativas educacionais paulistas se reuniram na cidade de Araraquara para o fórum do ramo, que teve como grande destaque o lançamento do Manual Contábil e Tributário das Cooperativas Educacionais de Pais. "Tivemos uma adesão ainda maior do que no ano passado, com mais dirigentes e também com profissionais de contabilidade das cooperativas", explica a consultora do ramo Educacional do Sescoop/SP, Priscilla Coelho.

O Manual começou a ser produzido no ano passado, em uma parceria entre o Sescoop/SP e a consultoria Berkan, mas a demanda por este material existe desde 2016. Desde 2017, o Sescoop/SP intensificou o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) no ramo Educacional, que analisa a conformidade legal e segurança jurídica das cooperativas. Com base nos resultados e com análises paralelas realizadas pela Consultoria Contábil e Tributária do Sescoop/SP, foi possível levantar a situação das cooperativas e então dar início à produção de um manual que atendesse às necessidades das cooperativas.

Além do lançamento do Manual, o evento teve programação variada, que abordou desde empreendedorismo no cooperativismo educacional quanto temas de ensino e pedagogia, com palestra de construção de currículos, gestão escolar e um painel sobre formas de inserir o cooperativismo dentro da sala de aula - por meio de cooperativas de alunos, disciplina sobre o movimento ou formas de abordá-lo dentro de outras matérias escolares.

Os participantes puderam também conhecer o case da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, que possui um projeto próprio para promoção do cooperativismo, e assistir a apresentações do Instituto Sicoob, Fundação Sicredi e do programa Cooperjovem. "Dessa forma, as cooperativas puderam conhecer diversas formas de trabalhar o cooperativismo com alunos", explica Priscilla.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.