SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP participa do 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo
23/10/2019

Sessão no EBPC coordenada pela analista do Sescoop/SP, Maria do Carmo Todorov

Entre os dias 9 e 11 de outubro, pesquisadores de todo o Brasil participaram do 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), organizado pelo Sistema OCB e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com o tema “Negócios sustentáveis em cenários de transformação”, o evento reuniu, em Brasília, pesquisadores, professores e estudantes de 46 instituições de ensino, além de dirigentes cooperativistas, representantes do poder público e das unidades estaduais do Sescoop.
 
Houve ainda a presença de palestrantes internacionais, como a presidente do Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Sonja Novkovic; e a professora e pesquisadora da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), Marie Bouchard.
 
Presente ao evento, a analista de Formação Profissional do Sescoop/SP, Maria do Carmo Todorov, coordenou a sessão “Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais”, com a apresentação de cinco trabalhos de pesquisadores da UFV, UFRRJ; Clemson University (EUA), UEMT, UFG, UFSM e PUCRS.
 
Este ano, entre os 275 inscritos, foram aprovados 195 trabalhos para apresentação, em cinco eixos temáticos: Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho; e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
 
De acordo com o Sistema OCB, o EBPC incentiva estudos que, dentre outros pontos, promovam a reflexão sobre os efeitos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, e que estimulem o comportamento ético e transparente, visando à busca pelo desenvolvimento sustentável em seu verdadeiro sentido. Além disso, possibilita um maior estreitamento nas trocas de conhecimento entre a academia, as cooperativas, os órgãos de representação e fomento e demais interessados.
 
“O modo de se fazer pesquisa mudou e o cooperativismo tem uma barreira muito grande e precisa começar usando o Sistema OCB como um motor de arranque, mas tem que ter o apoio de todas as Unidades Estaduais e todas as Cooperativas”, afirma o presidente da OCB, Márcio Lopes.
 
*Com informações do Sistema OCB

 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.