SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

SP Agro cria observatório para segurança no campo
19/09/2019



Na manhã desta quinta-feira (19), a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP Agro), presidida pelo deputado Itamar Borges, realizou um seminário na Assembleia Legislativa, com apoio do Fórum Paulista do Agronegócio, para debater os problemas de segurança no campo. O evento resultou na formalização do Observatório da Segurança no Campo – grupo de trabalho que terá a coordenação do deputado Fernando Cury e participação de entidades públicas e privadas – e na assinatura da Carta São Paulo.

Na abertura do seminário, o deputado Itamar Borges descreveu o cenário de insegurança no meio rural e conclamou todos os participantes a trabalhar em esforço comum. “A cada dia aumentam as queixas e as notícias sobre roubos na zona rural. Nas estradas, o crime organizado também impera. São cada vez mais frequentes os registros de roubos de cargas. Além de toda essa problemática dos roubos, ainda temos as invasões de terra e os incêndios criminosos no campo. Por isso, temos que nos unir num esforço comum. Vamos, juntos, buscar soluções para um agro paulista mais forte, mais seguro, mais produtivo”, pediu o deputado.



Ao lado de Itamar na mesa diretora, os secretários de Estado da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, e da Agricultura e Abastecimento, Gabriela Chiste (interina), apresentaram ações das respectivas Pastas em prol da segurança do produtor rural. Destaque para os programas Rotas Rurais (SAA) e Mapeamento Rural (SSP), que têm o objetivo de facilitar a localização das propriedades rurais e seu acesso. A intenção é integrar os programas e buscar cada vez mais efetividade nas ações.

Na oportunidade, o coronel Gilmar Ogawa, assessor da Faesp, apresentou dados sobre a realidade da segurança no campo. Já o presidente do Grupo Campseg e Autodefesa Brasil, tenente Nelson Santini Neto, mostrou ferramentas disponíveis para monitoramento das propriedades.



O coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio, Ariel Antônio Mendes, e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, também fizeram parte da mesa. Em meio a representantes de inúmeras entidades ligadas ao agro, a Ocesp esteve representada pelo conselheiro Americo Utumi, pelo assessor de Relações Institucionais, Ricardo de Saboya, e pelo consultor de agronegócio, Sinohe de Oliveira.

A SP Agro é uma das maiores frentes parlamentares da Assembleia Legislativa, com a participação de 70 deputados estaduais. Conta com apoio do Fórum Paulista do Agronegócio, que congrega 39 entidades representativas dos mais diversos setores produtivos do Estado.

Confira aqui a Carta São Paulo para a Segurança no Campo:
CARTA SAO PAULO PARA SEGURANÇA NO CAMPO (SETEMBRO 2019)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.