SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP celebra a formatura de mais uma turma de aprendizes
13/09/2019

Aconteceu nesta sexta-feira, 13, a formatura da Turma 18 do Programa Aprendiz Cooperativo. O evento organizado pelos 13 jovens formandos teve a presença de familiares, amigos e colaboradores de cooperativas. A manhã foi repleta de emoções, com homenagens, abraços e despedidas.

A coordenadora de Aprendizagem Profissional e Projetos Sociais do Sescoop/SP, Luciana Casarini, abriu o evento agradecendo à equipe de instrutoras que torna possível a realização do Programa Aprendiz Cooperativo. Além disso, desejou boa sorte, felicidades e sucesso aos jovens.

“Não tenham medo. Arrisquem. Tentem. Se não der certo, recomecem. Cuidem do corpo, da mente e do espírito. Se os três estiverem em equilíbrio, a vida fluirá tranquilamente”, aconselha.
Para a instrutora Helena Cemerka, fica a sensação de dever cumprido. Segundo ela, o desenvolvimento dos jovens requer mudança e capacidade de adaptação. “Cada turma é diferente da outra, cada jovem tem um jeito de ser e cada cooperativa tem uma cultura”, explica.
Já a instrutora Rosaria de Souza acredita que a energia dos jovens é sempre bem-vinda. “Cada jovem tem uma característica, mas chegamos ao final juntos, com o apoio das famílias, que é muito importante”, avalia.
A analista do Departamento Pessoal da Central Nacional Unimed, Paloma de Jesus, avalia que a experiência como aprendiz contribui muito para o desenvolvimento e amadurecimento dos jovens. Ela esteve no evento como representante da cooperativa, mas também para prestigiar a formatura da filha: a aprendiz da Unimed Fesp, Kissya de Jesus, 17.
“A Kissya entrou criança e está saindo quase uma mulher. O meu coração ficou na mão quando ela iniciou o programa. Sentia medo por ela sair sozinha e por não ter maturidade suficiente, mas ela foi muito acolhida na cooperativa e amadureceu lá”, relata.
Depoimentos
Gabriella Crestani, 19, aprendiz da Sicoob Cecresp, estuda Direito e será estagiária na cooperativa:
“Entrei aqui muito crua e me desenvolvi. Superei a timidez, aprendi a trabalhar em equipe e a falar em público. O programa foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”
Guilherme Santos, 19, aprendiz da Unimed do Brasil, efetivado pela cooperativa:
“Daqui eu levo o aprendizado sobre como lidar com diferentes tipos de pessoas e também aprendi que todos devem ter voz. A nossa turma esteve unida mesmo nas diferenças. Vou lembrar sempre das amizades que fiz aqui.”
Kauê Souza, 20, aprendiz da Central Nacional Unimed, efetivado pela cooperativa:
“Aprender sobre o cooperativismo me fez entender a responsabilidade de fazer parte do todo e que as minhas decisões podem afetar a vida de outras pessoas.”

 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.