SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Ocesp prestigia inauguração de cooperativa de costura em São José do Rio Preto
11/09/2019

Na última sexta-feira, 6, o Sistema Ocesp prestigiou a assinatura do Termo de Fomento da Cooperativa de Trabalho na Produção de Vestuário de São José do Rio Preto (Coopeve), realizada pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego. Na ocasião, o assessor institucional Ricardo de Saboya representou o presidente Edivaldo Del Grande.

A Coopeve foi contemplada em chamamento público da Prefeitura, cujo objetivo é capacitar cooperados do setor têxtil em nosso município. Conduzida pelo prefeito Edinho Araújo, a cerimônia contou também com a presença de secretários e gestores municipais, presidente da Câmara e vereadores e parceiros.

Segundo Saboya, ficou evidente o comprometimento do município com o cooperativismo. "Eles entendem que é um modelo sustentável e eficiente na geração e distribuição de renda", destaca.

A Coopeve atuará, por tempo determinado, com máquinas e espaços cedidos pelo município, que também incentivará empresas locais a comprarem uniformes da cooperativa, uma forma de estimular a organização durante seus primeiros passos para uma futura emancipação e geração de renda a partir das suas próprias condições. Conforme o Termo de Fomento, a cooperativa formada por 49 mulheres – egressas de cursos de costura promovidos pela Prefeitura e em sua maioria arrimos de família – será contemplada com R$ 60 mil em recursos públicos, a serem repassados em 12 meses, já a partir de agosto de 2019.

Saboya aproveitou a visita à cidade para ir até a sede da Prefeitura e também à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai oferecer linhas de microcrédito de até 25 mil pra cooperativas, com o intuito de estimular a criação de novas entidades em parceria com a Ocesp.

"Temos a intenção de em breve agendar uma visita do presidente Edivaldo Del Grande à cidade, para reunião com o prefeito e com dirigentes de cooperativas da cidade", conclui Saboya.

(Com informações de: Portal da Prefeitura de Rio Preto)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.