SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Encontro Estadual do Cooperjovem reúne 250 pessoas para debater comunicação e cooperação
02/09/2019

O Sescoop/SP realizou na sexta-feira e no sábado, dias 30 e 31 de agosto, o 11º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. O evento realizado em São Pedro reuniu 250 participantes, incluindo representantes das secretarias municipais de Educação e de escolas municipais de nove cidades, representantes do Centro Paula Souza e de 23 Escolas Técnicas Agrícolas, além de colaboradores de 15 cooperativas paulistas.
 
Este ano, o evento teve como tema “Comunicação e Cooperação”, que foi abordado a partir de perguntas que nortearam conceitualmente o evento: “Como é possível dar visibilidade para os PECs frente à comunidade?” e “Como posso criar ferramentas de aceitação interna quanto ao projeto?”
 
De acordo com os instrutores Fábio Pelaes, Juliana Rodrigues, Paulo Reis e Vanessa Camargo, o evento buscou sensibilizar os participantes a compartilhar boas experiências para fortalecer e divulgar os projetos educacionais cooperativos desenvolvidos pelas escolas, através da comunicação junto à comunidade escolar.
 
A equipe avalia ainda que houve muita entrega e envolvimento de todos os participantes nas atividades, principalmente das por parte cooperativas. Segundo os instrutores, “ao mesmo tempo que foi uma formação, foi também troca de experiências e de contatos”.
 
Atividades
 
O encontro estadual foi iniciado na sexta-feira, 30, após a abertura oficial pelo gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop/SP, Alexandre Ambrogi. Em seguida, houve a palestra "A importância da comunicação para a educação", ministrada pelo professor doutor Claudemir Edson Vianna, docente no curso de Licenciatura em Educomunicação na Universidade de São Paulo (USP).
 
Nesse dia, houve ainda uma oficina de produção de vídeo, com Ralph Friedericks e Marta Russo, visando instrumentalizar as escolas para que possam produzir material de divulgação dos projetos educacionais cooperativos (PECs).
 
O segundo e último dia do encontro foi iniciado com uma atividade de integração dos participantes e de troca de experiências, que consistiu na produção do “Jornal Cooperativo Cooperjovem SP – o jornal a serviço da cooperação.”  
 
De acordo com o instrutor Paulo Reis, essa atividade foi criada pela equipe do Sescoop/SP para promover da troca de experiências entre escolas e participantes do Programa Cooperjovem por meio da produção de um “jornal” impresso. “Os participantes discutiriam o que fazem nas suas escolas para montar uma narrativa positiva”, explica.
 
Em, seguida foi realizada uma roda de conversa com a escola Espaço de Bitita (Infante Dom Henrique). “Lá eles utilizam a comunicação como forma de divulgação das ações realizadas por ela, se empoderando assim e mobilizando toda a comunidade escolar ao seu favor, além de evidenciar práticas de comunicação que tenham como destaque a participação de crianças e adolescentes”, afirma Paulo Reis.
 
O encontro foi encerrado com o espetáculo “A Menina e o Tempo” da Trupe Pé de Histórias, que procurou levar uma mensagem e uma reflexão profunda sobre o tempo, sobre as tecnologias e sobre a comunicação nos dias de hoje.
 
Participantes
 
 
Estavam presentes as cooperativas Sicoob Cooplivre (Capivari), Sicoob Cooplivre (PA SALTO), Cocapec, Credicana, Sicoob Credicocapec, Sicoob Circuito das Águas, Sicoob Crediceripa, Sicoob Crediguaçu, Coop, Coopermota, Copercana, Coopep, Unimed Amparo, Unimed Assis e Uniodonto Jacareí.
 
Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Educação e escolas municipais de Amparo, Pedreira, Assis, Botucatu, Tatuí, Monte Mor, Salto, Capivari e Lindoia.
 
Além disso, o encontro também foi prestigiado por representantes do Centro Paula Souza e das escolas técnicas agrícolas de Monte Aprazível, Andradina, Penápolis, Cafelândia, Garça, Vera Cruz, Jaú, Cerqueira César, Santa Cruz do Rio Pardo, Cabrália Paulista, Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Quatá, Paraguaçu-Paulista, Cândido Mota, Igarapava, Franca, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Espirito Santo do Pinhal, Jacareí e Rio das Pedras.

 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.