SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Congresso Uniodonto Campinas destaca inovação e atrai recorde de participantes
30/08/2019

O 9º Congresso Uniodonto Campinas teve início dia 28 e termina neste sábado (31), com mais de 100 cursos e palestras e perto de 2.400 participantes, entre cirurgiões dentistas cooperados e estudantes, número recorde de todas as edições. Este ano, o grandioso evento tem como tema central ‘Tendências e Soluções: Inovar para Atender’.



Na abertura, o presidente da Uniodonto Campinas, Roberto Gobbo, falou sobre a velocidade das mudanças nos tempos atuais e sobre inovação. “Somos impactados por mudanças a cada dia, não sabemos o que acontecerá com as nossas profissões. Portanto, temos que planejar dentro dessa lógica. Não podemos parar, pois podemos ser atropelados”, alertou ele. Gobbo fechou sua fala, ressaltando a importância do Congresso: “Nós somos a novidade de que precisamos. Espero que este congresso fique marcado pelo início da inovação em cada um de nós”.



Representando a OCB, o superintendente Renato Nobile apresentou números das expressões social e econômica do cooperativismo brasileiro. Disse que o sistema reúne 14,6 milhões de cooperados e movimentou, em 2018, mais de R$ 360 bilhões. “Entre 2014 e 2018, a empregabilidade no Brasil cresceu 5% enquanto no cooperativismo o índice foi de 18%”, salientou Nobile. O superintendente também ressaltou que 85% dos municípios brasileiros são atendidos por serviços de cooperativas do ramo saúde. E que, no segmento crédito, 594 municípios contam com a cooperativa como única instituição financeira. “Isso tudo tem que ser reconhecido pelos órgãos públicos. Cumprimos com o sétimo princípio do cooperativismo, ou seja, a preocupação com a comunidade”, disse Nobile, convidando os dirigentes a se engajarem no movimento SomosCoop de divulgação do cooperativismo.



Já o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, discursou dentro do tema central do Congresso: inovar para atender. Ressaltou que as mudanças, principalmente tecnológicas, estão cada vez mais rápidas. Disse que é necessário preparar os cooperativistas para esse novo mundo e lembrou do intercâmbio recente no Vale do Silício. “Levamos uma comitiva de dirigentes, inclusive representantes da Uniodonto, para conhecer as novidades e inovações no setor da saúde”, destacou ele, revelando que o Sescoop/SP lançará, já em setembro, um programa de inovação para as cooperativas. “Vamos capacitar gestores para que possam elaborar e implementar projetos de inovação nas cooperativas”. Del Grande concluiu dizendo que o objetivo maior é melhorar a gestão e os resultados das cooperativas e, por consequência, a qualidade de vida dos cooperados.

Entre os participantes da mesa de abertura estavam os presidentes José Alves de Souza Neto (Uniodonto do Brasil), Luiz Zaccharias (Uniodonto Paulista), João Lian Junior (Unimed Campinas) e Pedro Negrão (Unicred SP). O superintende do Sistema Ocesp Flavio Bersani também prestigiou a abertura do Congresso.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.