SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Colaboradores do Sescoop/SP são capacitados sobre segurança no trabalho
14/08/2019

 

Nesta quarta-feira, 14, teve início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) do Sescoop/SP, que tem como objetivo promover conhecimentos sobre segurança, saúde e sustentabilidade. A abertura do evento, que vai até esta sexta-feira, 16, contou com presença do superintendente técnico executivo do Sistema Ocesp, Flávio Bersani.

Com palestras, oficinas e estandes de cooperativas, o evento, além de promover a capacitação dos colaboradores, cria uma rotina de trabalho mais leve e, acima de tudo, garante a segurança dos profissionais. "Queremos conscientizar e estimular o colaborador a ter um ambiente de trabalho mais seguro, com mais qualidade de vida. Simples atitudes realizadas por nós podem evitar grandes riscos, tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal de cada um", ressalta a analista de Administração de Pessoal do Sescoop/SP, Aline Corrêa da Silva.

Além de atender seu público interno com ações de saúde, o Sescoop/SP as disponibiliza também em seu portfólio para cooperativas. "Apoiamos as cooperativas em suas campanhas de saúde e de segurança do trabalho e observamos que o interesse é crescente: em 2015, realizamos 129 ações de saúde junto as cooperativas, atendendo cerca de 9 mil pessoas; já em 2018, realizamos 324 ações de saúde e chegamos a atender quase 20 mil pessoas com o projeto de saúde", explica a analista de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Mirna Taino.

Segundo ela, a preocupação com a qualidade de vida do trabalhador vem crescendo, principalmente, entre as médias e grandes organizações, que investem cada vez mais em projetos de saúde por acreditarem que apenas com indivíduos saudáveis é possível alcançar os objetivos propostos pelas cooperativas.

"O Retorno Sobre Investimento (ROI) desses projetos, em 4 anos, é de que para cada 1 real investido o retorno é de 3 reais. Para se ter ideia, as organizações que investem nesses programas apresentam indicadores de diminuição de 40% com o custo de saúde e redução de 50% do absenteísmo entre os colaboradores que aderem às atividades", detalha a analista.

Para auxiliar ainda mais as cooperativas em seus projetos de saúde, o Sescoop/SP está desenvolvendo um manual de orientação sobre esses programas, com o intuito de pensar no planejamento das cooperativas com maior assertividade.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.