SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Del Grande participa de encontro de lideranças com Eduardo Bolsonaro
13/08/2019

O presidente da Ocesp foi convidado a participar de um café da manhã nesta terça-feira (13), em São Paulo, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, futuro embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Representando o cooperativismo, Del Grande foi uma das lideranças setorais presentes no encontro restrito promovido pelo presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Guilherme Cunha Costa.

Durante o café, Del Grande falou de números e aspectos do cooperativismo, citando particularidades de alguns ramos, e reforçou a preocupação com um acordo comercial desequilibrado com os EUA. “É uma relação fundamental para nós, mas precisamos ter cuidado porque seremos parceiros e concorrentes ao mesmo tempo”, disse o presidente da Ocesp, lembrando que a agricultura norte-americana, por exemplo, é altamente subsidiada e leva vantagem também em questões logísticas.

Respondendo às preocupações dos participantes, Eduardo Bolsonaro mostrou-se adepto de um acordo comercial de negociações gradativas, bem estudadas e debatidas com os setores de interesse.

Uma das demandas apresentadas a Bolsonaro por Del Grande e também pelo presidente da União da Indústria da Cana de Açúcar (Única), Evandro Gussi, é a ampliação do mercado americano ao açúcar brasileiro, hoje limitado à importação de 1,1 milhão de toneladas. Ano passado, o Brasil exportou apenas 300 mil toneladas de açúcar para os EUA.

Também compareceu ao café o deputado estadual Gil Diniz e, entre os profissionais da área de relações institucionais, pela Ocesp estava o assessor Ricardo Saboya e pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a diretora Marina Mattar.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.