SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Energia Renovável: Sescoop/SP orienta empreendedores interessados em criar cooperativa em Rancharia
10/07/2019



No último dia 27/6, um grupo de empreendedores do município de Rancharia, na região de Presidente Prudente, promoveu evento para avaliar as possibilidades de formar uma cooperativa de geração distribuída de energia. Realizado na Câmara Municipal local, com a presença do prefeito, Alberto Cesar Centeio de Araújo, além de secretários municipais e vereadores, o encontro teve a participação da advogada do Sescoop/SP Esther Bastos, que ministrou palestra sobre constituição de cooperativas.

Também participaram do evento técnicos especialistas na área de energia fotovoltaica e um assessor de negócios do Sicredi, instituição cooperativa que possui linhas de financiamento específicas para a empreendimentos dedicados à geração de energia renovável.
“Embora ainda esteja em fase inicial de organização, o grupo mostrou-se bastante interessado na formação de uma cooperativa. Ressaltei que o Sescoop/SP e a Ocesp estão à disposição para apoiar a constituição do empreendimento” salienta Esther.



A advogada do Sescoop/SP ressaltou que há cooperativas bem-sucedidas formadas por pequenos e médios consumidores de energia. Como principal referência, citou Coober, localizada em Paragominas (PA), a primeira cooperativa do setor com o registro no Sistema OCB. (
Visite o site da cooperativa aqui). “Caso haja interesse por parte do grupo em Rancharia, podemos viabilizar o contato com a Coober para uma possível visita de intercâmbio”, frisa a advogada.
Saiba mais
Em 2018, o Sistema OCB, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), publicou o guia “Cooperativas de Energia – Guia de Constituição de Cooperativas de Geração Distribuída Fotovoltaica”. O objetivo é oferecer informação de qualidade sobre a formação de uma cooperativa, demonstrando qual a estrutura necessária, os cuidados na preparação de estudos de viabilidade e diferentes modelos de negócio, entre outros temas.
O material está disponível em formato digital no site da OCB. (Clique aqui para baixar)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.