SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Superintendente da Ocesp participa de mesa no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias
05/06/2019

Realizado em Campinas nesta terça e quarta-feira, 4 e 5 de junho, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA) teve a presença de palestrantes renomados e discutiu temas como aceleração do crescimento, governança, tecnologias digitais, finanças e gestão de risco nas cooperativas. O superintendente executivo corporativo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior, participou de mesa redonda no evento.
 

A mesa, que tratou da importância das organizações estaduais para o cooperativismo, foi composta por Aramis, representando a Ocesp; pelo superintendente da Ocesc, Neivo Panho; pelo Analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da Ocemg, José Fidelis.

O superintendente do Sistema Ocesp destacou o trabalho de representação política que é realizado no Estado de São Paulo, na defesa dos interesses de cooperativas de todos os ramos por meio da conscientização dos dirigentes, da articulação com os Poderes e, quando necessário, com a atuação no âmbito jurídico.

“Orientamos as cooperativas de como se engajar nos processos políticos. Divulgamos nomes de candidatos a deputado estadual, federal e senador que já tinham uma boa relação com o cooperativismo. Tivemos um resultado surpreendente”, afirmou no evento.

Sobre o ENCA

Entre os cooperativistas presentes ao ENCA, estava o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também é embaixador especial da FAO para as cooperativas. Representando o Sistema OCB, participou o superintendente Renato Nóbile.

O encontro contou ainda com a presença de presidentes de cooperativas na plenária como Dilvo Grolli, da Coopavel; Fernando Degobbi, da Coopercitrus; Luiz Carlos Chiocca, da Coopercampos; Carlos Paulino, da Cooxupé.

O encontro recebeu palestrantes renomados como o jornalista Ricardo Amorim, que apresentou uma leitura clara e objetiva de grandes tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira, além de as oportunidades e riscos que elas criam para o público.

Também compôs a lista de palestrantes o jornalista Alexandre Garcia, que fez uma análise do mundo da política e da sociedade contemporânea; e Max Gehringer, administrador de empresas, escritor articulista da revista Época, apresentador de quadro semanal no programa Fantástico, da Rede Globo e comentarista na Rádio CBN.

Competitividade em jogo

O cooperativismo se destaca em diversos segmentos e no setor agrícola não é diferente. Além de favorecer os cooperados na redução de custo, facilitar negociações e criar uma rede de colaboração, o modelo sustentável é importante para a economia do país. “No Brasil, as cooperativas buscam na cooperação as vantagens e benefícios necessários para que se mantenham fortes e ativos no mercado competitivo. No agronegócio brasileiro, as cooperativas têm papel de destaque na produção mundial de alimentos”, destaca Danilo Bomfim, diretor do Grupo Conecta.

Quase metade (48%) de tudo que é produzido no campo brasileiro sai de uma cooperativa, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, o cooperativismo agropecuário agrega 1.597 instituições e cerca de 180 mil produtores trabalhando por um mesmo objetivo. De acordo com dados da OCB, as cooperativas agrícolas exportaram mais, passando de US$ 5,13 bilhões em 2016 para US$ 6,16 bilhões em 2017, um aumento de aproximadamente 20,07%.

Para a consultora e palestrante Luciana Martins, diretora da MPrado Consultoria, as cooperativas assumem um papel importante na economia do país. “Com a participação de todas as cooperativas em prol de um único objetivo, elas se fortalecem economicamente e ganham mais espaço no mercado, promovendo a competitividade, por se aperfeiçoar em seus modelos de gestão e abraçar as oportunidades no mercado interno e externo. Eventos como o ENCA abordam temas de suma importância para o desenvolvimento das cooperativas que buscam crescer e ajudar o país também a crescer”, avalia.

(Com informações do Grupo Conecta)
 

 

 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.