SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP leva 11 cooperativas educacionais à Bett Educar
23/05/2019

Entre os dias 14 e 17 de maio, foi realizada em São Paulo a Bett Educar, o maior evento de educação da América Latina. Com o objetivo de atualizar e apresentar novas tecnologias aplicadas a educação, o Sescoop/SP patrocinou a participação de 23 profissionais de 11 cooperativas educacionais paulistas no evento. Estiveram presentes as cooperativas Coeb, Coeducar, Cooperação, Coopep, Cooperativa Educacional de Pais e Responsáveis Campos de Holambra, Coopen, Coopevo, CEC, Coeduba, Cooperativa de Trabalho Educacional de Professores de Vargem Grande Paulista e Coperelp.
Durante quatro dias, os educadores cooperativistas participaram de palestras de grandes nomes da educação, conheceram inovações tecnológicas para uso em sala de aula e muitas soluções voltadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusão, aprendizagem, gestão, formação de professores e práticas de sala de aula.
Segundo a consultora técnica do ramo Educacional no Sescoop/SP, Priscila Coelho, o evento foi palco de vários debates ligados à tecnologia, à gestão e às inovações nas práticas pedagógicas.
“A oportunidade de levarmos as cooperativas educacionais a esse congresso cumpriu com o propósito do Sistema, pensando na representatividade, competitividade e perenidade do negócio cooperativo, ao possibilitar um contato estreito com o que há de mais atual no que tange ao setor de negócios ligados à educação”, avalia a consultora.
De acordo com analista de Formação Profissional do Sescoop/SP, Mariana Costa, o evento destacou novas práticas para uma boa gestão escolar e debateu os principais desafios na área, além de apresentar novos padrões de ensino e inovações a favor de uma educação rica em conteúdo e qualidade. “As palestras e cases de sucesso puderam ampliar o conhecimento, propiciar muitas ideias e motivação para que eles multipliquem todo o aprendizado dentro de suas cooperativas”, afirma.
Para a presidente da Cooperativa Educacional Cerqueirense (CEC), Maria Cristina Marques, a participação na Bett Educar é motivada pelo compromisso em oferecer um ensino de qualidade, pois o evento permite novas vivências e novos parâmetros para avaliar onde a cooperativa está e onde ela quer chegar.
“Nesse universo de mudanças tão rápidas na educação como vem acontecendo nos últimos anos é de suma importância termos a oportunidade de estarmos juntos com nossos parceiros, mas também ouvir de diversos palestrantes as tendências educacionais e pontos importantes para reflexão de gestão e rumos que a escola poderá trilhar”, comenta Maria Cristina.
Na visão do coordenador de ensino da Cooperelp, Maurílio Radicchi, com as mudanças propostas pelo MEC e as exigências de um mundo mais globalizado e em constante mudança, as cooperativas precisam ter cuidado com o excesso de ofertas, visando somente ao lucro, sem a preocupação com o ensino e aprendizagem.
“Como congressista, tive a oportunidade de refletir melhor como o cenário atual está se comportando e qual rumo tomar em nossa instituição de ensino, primando sempre pela qualidade e excelência. Atualmente a BNCC traz uma série de novidades a serem implantadas, visando o aprendizado global do aluno e esses assuntos foram abordados na feira, com produtos e no congresso com palestras, workshops e oficinas, que acontecem em paralelo com a feira. Somos gratos ao Sescoop/SP, que proporcionou essa experiência às cooperativas de ensino”, conclui.
Sobre a Bett Educar
A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente, mais de 230 empresas nacionais e internacionais, mais de 19 startups do setor e cerca de 22.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.