SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Definidas prioridades para o sistema cooperativista
15/05/2019



O 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo ocorreu entre 8 e 10 maio em Brasília, com a presença de 1.500 pessoas, entre autoridades nacionais e mundiais do cooperativismo, dirigentes, cooperados e colaboradores. Representantes de todos os estados brasileiros puderam votar e priorizar demandas que servirão para nortear e aprimorar as ações do Sistema OCB em seis temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação.

Ao final da votação, o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, reiterou que o sucesso do CBC deve ser creditado aos líderes cooperativistas que deixaram suas atividades para contribuir com seu tempo, dedicação, conhecimento e cooperação. E completou: “Vocês estão fazendo um cooperativismo fantástico. Tenho muita responsabilidade em representar vocês, mas é uma honra representar tudo isso que vocês fazem. Cada um do seu jeito, seu sotaque. Desde as cooperativas pequenas. Vocês são muito bons”.

Casa Civil



O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, marcou presença no encerramento do Congresso e recebeu das mãos de Márcio Freitas uma carta de apoio do Sistema OCB para a aprovação das principais reformas, principalmente a da Previdência. “Quando o Márcio diz que o movimento cooperativista não quer nada em troca, ele quer dizer que o movimento cooperativista quer respeito do governo”, sublinhou Lorenzoni, complementando: “Sei bem o quanto vocês são importantes para o nosso país. E nós, do governo, estamos fazendo a mesma coisa que o cooperativismo está fazendo aqui neste congresso: buscando confiança. Readquirir a confiança no Brasil”.

O presidente do Sistema Ocesp e diretor-secretário da OCB, Edivaldo Del Grande, representou o Conselho da OCB na mesa de encerramento do 14º Congresso. “Trabalhamos durante três dias não só pelos cooperativistas, mas por um Brasil melhor. Ficamos emocionados e honrados com a participação de todos vocês”, disse Del Grande aos congressistas, aproveitando o momento para elogiar a organização do evento e para sugerir, em nome do Conselho, que o Congresso do Cooperativismo seja realizado de quatro em quatro anos.

Estimulado pelos resultados do Congresso, nas palavras finais o presidente Márcio Freitas revelou a criação de Conselhos Especializados de Mulheres e de Jovens na OCB.

Confira notícia sobre o Congresso do Cooperativismo com a relação das diretrizes que foram classificadas como prioridade para os próximos anos:
https://www.somoscooperativismo.coop.br/noticia/21431/definidas-as-diretrizes-prioritarias-para-os-proximos-anos.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.