SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Programa de apoio a pequenos empresários reúne Sicredi, Sescoop/SP e Sebrae/SP
08/05/2019

Por meio de parceria entre o Sicredi Central PR/SP/RJ, o Sebrae/SP e o Sescoop/SP, pequenos empresários de sete cidades do Oeste paulista são capacitados para o crescimento dos negócios. O Programa de Apoio ao Negócio do Associado, também chamado de “JUNTOSSS”, é resultado de um projeto-piloto realizado em 2018 pela cooperativa em benefícios dos cooperados pessoa jurídica, com o apoio das duas instituições do Sistema S.

Devido ao sucesso da iniciativa, em 2019, são realizadas sete turmas, cada uma delas formada por 20 empresários, nas cidades de Marília, Garça, Pompeia, Tupã, Bauru, Pederneiras e Jaú. Com 64 horas de treinamento, o programa tem previsão de término em julho deste ano.

O lançamento ocorreu em Bauru e Marília, nos dias 3 e 6 de maio, respectivamente, com a presença da analista de Formação Profissional do Sescoop/SP, Ligia Kinzo. Ela salienta que o programa visa beneficiar não apenas os cooperados. “O objetivo é promover o crescimento de seus associados e, consequentemente, criar mais empregos e desenvolvimento na região, gerando crescimento para a cooperativa e o seu entorno”, explica.
 
De acordo com o assessor de Gestão de Pessoas do Sicredi Centro-Oeste Paulista, a iniciativa surgiu a partir da capacitação dos dirigentes e dos líderes da cooperativa para o melhor atendimento aos cooperados. “Chegamos à conclusão de que a cooperativa só existe para atender às necessidades dos associados e, no caso, nosso é negócio é fazer o negócio do associado crescer”, explica.
 
Nesse sentido, foi desenhado um programa que pudesse contribuir para melhorias na gestão, marketing, inovação e finanças dos cooperados PJ. “Assim criamos um relacionamento, fortalecemos o vínculo e fidelizamos o associado. Quanto mais ele se desenvolve, mais a cooperativa cresce”, comenta.
 
De acordo com o assessor, o projeto-piloto, realizado em 2018, foi um sucesso e possibilitou um crescimento do envolvimento desses associados com a cooperativa da ordem de 12%. “Daí, foi identificada a necessidade de realizar um programa maior”, afirma Valdecir.
 
Na visão do gerente do escritório regional do Sebrae/SP em Marília, Ricardo Calil, é muito interessante trabalhar com uma cooperativa por ser um modelo diferenciado, em que um dos preceitos é desenvolver o associado por meio de ações de educação e capacitação. Para o gerente, essa é uma visão diferente de uma empresa privada ou pública.
“É muito bom trabalhar com esse programa porque são empresas da cidade, clientes selecionados pelo Sicredi. Por isso, estamos trazendo o que há de melhor para esses associados, como uma instituição focada em formação e educação. Por meio de programas e de parcerias como essas, conseguimos alavancar o desenvolvimento regional, pois empresas desenvolvidas contratam, adquirem de fornecedores, geram emprego e renda na região.” 
Segundo a analista de Negócios do Sebrae de Bauru, Rafaela Brugnatti, o programa começou com foco em profissionais da área de saúde e agora se tornou multissetorial, visando atender à carteira de associados do Sicredi de a forma mais ampla.
 
“Esses empresários buscam a melhoria no planejamento, estratégia e gestão de pessoas. Nosso intuito é fazer com que eles tenham resultados positivos nessas áreas, de modo a fortalecer e aumentar a competividade nos negócios. Essa é a preocupação das três instituições, com o objetivo de possibilitar a sustentabilidade, o desenvolvimento e o crescimento desses associados”, conclui Rafaela.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.