SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Ocesp participa da abertura do Simcafé em Franca
10/04/2019

Nesta terça-feira, 9, a Cocapec deu início ao 11º Simcafé, Simpósio do Agronegócio Café, um dos principais eventos do setor. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, do subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura, Rodrigo Castejon, do presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, entre outras autoridades.

O presidente da Cocapec, Carlos Sato, deu as boas vindas ressaltando a importância do Simcafé para a cafeicultura regional. Sato lamentou o momento difícil da cafeicultura e pediu reflexão e cautela nos investimentos. “É hora de reduzir os custos de produção, diminuindo os excessos ou aumentando a produtividade. E este evento, que tem o objetivo de difundir tecnologia e conhecimento, chega para auxiliar o produtor”, reforçou o presidente da cooperativa, pedindo união para superar a crise.

Del Grande ressaltou a preocupação com a possibilidade de aumento de tributos no agronegócio. “Estão querendo acabar com a Lei Kandir, que isenta de ICMS as nossas exportações e nos possibilita acessar os mercados de países com agricultura altamente subsidiada. Trazemos divisas que movimentam a economia do Brasil, geram empregos e arrecadação para os governos. Não podem falar que temos subsídios na agricultura, está errada essa visão”, disse sob aplausos o presidente da Ocesp.

Del Grande aproveitou para citar duas importantes conquistas recentes. “A Ocesp contribuiu para que o Convênio 100 do Confaz fosse renovado na última sexta-feira e, assim, continuamos com diminuição de impostos no comércio de insumos entre os Estados. E, conseguimos ontem uma liminar para que as cooperativas não paguem taxa de licenciamento ambiental com os aumentos incabíveis de mais de 1.000%”.

O presidente da Ocesp também lembrou do trabalho mais recente em parceria com a Secretaria de Agricultura, que estimulou a liberação de subvenção de seguro rural para a safrinha do milho (entre outras culturas) e dos acertos para a implementação de uma linha do Feap a ser operacionalizada pelas cooperativas de crédito. Sobre isso, o subsecretário Castejon revelou que o “Feap das cooperativas” será lançado na Agrishow.
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, fez uma breve apresentação sobre o cenário atual da cafeicultura. O dia no Simcafé terminou com a palestra “Importância da Gestão Técnica e Econômica e seus Impactos na Rentabilidade”, com Caio Lazarini.

Mais de 800 pessoas visitaram o Simcafé em seu primeiro dia. Isso sinaliza que o evento pode bater o recorde de visitação de 2018. Os visitantes encontraram mais de 80 expositores, entre empresas de insumos agrícolas, máquinas e implementos, produtos veterinários e veículos . Além disso, os cooperados  aproveitaram a condição exclusiva de troca de máquinas e implementos por café. 

O superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior, também esteve presente na abertura do Simcafé. O Sescoop/SP, um dos apoiadores do evento, ofereceu nesta quarta-feira, 10, uma palestra com o tema "Gestão da Mudança".

(Com informações da Cocapec)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.