SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Américo Utumi inspira jovens aprendizes em palestra sobre o cooperativismo
13/03/2019

No dia 26 de fevereiro, os aprendizes da turma 19 do programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/SP assistiram uma palestra com o tema “Cooperativismo”, ministrada pelo assessor especial da Presidência da Ocesp, Américo Utumi. A atividade foi realizada na biblioteca da Casa do Cooperativismo Paulista, que leva o nome do palestrante.

De acordo com a instrutora Rosaria de Souza, e iniciativa teve como principal objetivo complementar os conteúdos do módulo de Cooperativismo cursado pelos alunos. Na ocasião, Américo Utumi explicou a doutrina cooperativista através dos conceitos de solidariedade e cooperação, abordando a Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo para explicar as origens do movimento.

Ele também discorreu sobre experiências de implantação de diversas cooperativas como, por exemplo, a Unimed, que hoje é a maior operadora de planos de saúde do mundo. Além disso, apresentou os elementos necessários para que um cidadão possa se tornar um cooperado e exercer seus direitos e obrigações, através do acróstico: ETHICS – ética, transparência, honestidade, integridade, confiança e solidariedade, como sendo princípios indispensáveis à prática do cooperativismo.

“A experiência do Doutor Américo é envolvente e os jovens ficaram muito satisfeitos, de modo que alguns afirmaram ter superado as suas expectativas. Por fim, o palestrante coloca o cooperativismo como um modelo que serve de caminho do meio entre o capitalismo e o socialismo, capaz de oferecer possibilidades de desenvolvimentos econômico e social para as pessoas que dele participe”, afirma Rosária.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.