Manual tributário-contábil de cooperativas de pais será produzido pelo Sescoop/SP 06/02/2019
Entre os dias 21 e 24 de janeiro, o Sescoop/SP promoveu as primeiras visitas técnicas para produção de conteúdo de seu manual tributário-contábil do ramo Educacional, segmento de pais de alunos. A consultora do ramo, Priscilla Coelho, e o consultor contábil Jailson Campelo visitaram as cooperativas Campos de Holambra, CEC, Cooperelp e Coopep para levantamento de informações.
"Essas cooperativas se colocaram à disposição do Sescoop/SP e abriram seus dados contábeis para servirem de matéria-prima para a elaboração do manual, que terá o objetivo de auxiliar as cooperativas nestas questões específicas que costumam gerar dúvidas e dificuldades", explica Priscilla. O estudo que dará origem ao manual está sendo conduzido pela Berkan, empresa que presta serviços de auditoria e consultoria e recolherá os dados necessários para a produção.
"Há cerca de 4 anos, nós temos feito diversas melhorias nas áreas contábil e financeira da Coopep. Graças ao apoio do Sescoop/SP temos um entendimento por completo de análises, plano de contas, ato cooperativo e ato não cooperativo, relação de despesas e custos e receitas, entre outros", conta o conselheiro Administrativo voluntário da Coopep, Castellane Ferreira.
Segundo ele, a atuação do Sescoop/SP, especialmente o trabalho realizado com o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), foi muito importante para o desenvolvimento do setor contábil-tributário da Coopep. "Esse trabalho do Sescoop/SP está contribuindo muito para a saúde administrativa-financeira das cooperativas educacionais paulista", afirma.
Mais duas cooperativas serão visitadas para a produção do manual, cujo lançamento tem previsão para acontecer no segundo semestre de 2019.