SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Curso de Libras do Sescoop/SP capacita mais de 60 pessoas em dezembro
19/12/2018

Em dezembro, três turmas concluíram o nível básico do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pelo Sescoop/SP. No total, 63 colaboradores e cooperados das cooperativas Unimed Guarulhos, Cocapec, Sicoob Credicocapec e Cooperfemsa participaram da formação.

No último dia 17, a turma formada por 28 colaboradoras da sede da Unimed Guarulhos comemorou o encerramento do curso, do qual participaram diretores, gestores e demais colaboradores. Desde 2015, a cooperativa promove os cursos de Libras com o apoio do Sescoop/SP.  
De acordo com o analista de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Eduardo Nishida, o encerramento contou com depoimentos dos alunos sobre a importância da Libras para o trabalho e vida pessoal. Além disso, houve simulação de atendimento a um paciente surdo pela equipe de colaboradores da cooperativa sem formação em Libras e, num segundo momento, envolvendo aqueles que aprenderam o idioma. Por fim, houve apresentação do Coral de Libras.
Já em Franca, no dia 12, houve encerramento da turma de Libras da Cocapec, que foi realizada em continuidade ao ciclo de capacitações de Inclusão Social iniciado em 2016 pela cooperativa. Dessa vez, colaboradores do Sicoob Credicocapec também participaram da formação. No total, foram capacitadas 20 pessoas. “Como atividade de conclusão, os alunos organizaram uma apresentação teatral que simulava um atendimento realizado para surdos na cooperativa”, explica Nishida.
Na capital paulista, no dia 6, uma turma formada por 15 cooperados da Cooperfemsa conclui a formação iniciada no dia 15 de agosto. As aulas foram ministradas pela professora de Libras Luanna Potzman, que é surda. De acordo com o analista do Sescoop/SP, “o encerramento teve a presença de outros cooperados —colaboradores e gestores da FEMSA — e contou, dentre outras atividades, com a apresentação teatral Branca de Neve e os Sete Anões, interpretada em Libras e narrada, por um dos alunos, em português.”


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.