SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Del Grande ressalta a importância do Sescoop para as cooperativas
19/12/2018

"S” das cooperativas contribui para qualificar não apenas os empregados, mas também os dirigentes, fortalecendo a autogestão dos empreendimentos

Diante do debate público sobre a destinação de recursos para as organizações do chamado Sistema S, o presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, emitiu nota à imprensa nesta terça-feira, 18. A preocupação do presidente com os impactos de um eventual corte de recursos foi publicada em reportagem da Folha de São Paulo, nesta quarta-feira, 19, na qual os dirigentes de outras entidades (Sesi, Senai, Sest/Senat) também se posicionaram.

Del Grande ressalta que a criação do Sescoop, há 20 anos, foi uma grande conquista para o cooperativismo brasileiro, pois permitiu investimentos essenciais para a promoção da autogestão nas cooperativas. “O Sistema S é fundamental para o nosso setor. As cooperativas são modelos diferentes de empresa, administradas por autogestão. Então, o Sescoop contribui para qualificar não apenas os empregados das cooperativas, mas também os dirigentes e gestores, que saem da base. Somos mais sensíveis a qualquer mudança”, frisa.

O presidente destaca que as atividades do Sescoop/SP são oferecidas sem custos às cooperativas. “Com menos investimentos em capacitação e desenvolvimento humano, os resultados das cooperativas rurais e urbanas podem ser prejudicados. Toda a população sentiria esse impacto, uma vez que comprovadamente as cooperativas contribuem para melhorar o IDH das regiões”, ressalta.

O uso eficiente e transparente dos recursos do Sescoop/SP é outro ponto enfatizado por Del Grande. “Temos um sistema de governança eficiente, com conselho fiscal, auditoria interna e auditorias frequentes do Tribunal de Contas da União (TCU)”, salienta.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.