SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

"Direito Cooperativo - Temas Contemporâneos" é lançado na Casa do Cooperativismo Paulista
05/12/2018

Nesta quarta-feira, 5, a sede do Sistema Ocesp foi palco para o lançamento do livro "Direito Cooperativo - Temas Contemporâneos", criado em parceria entre o Sescoop/SP e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB/SP). O coquetel de lançamento foi promovido pelo Sescoop/SP na Biblioteca Américo Utumi e recebeu cerca de 70 pessoas, incluindo profissionais do Sescoop/SP, o Conselho Diretor da Ocesp e profissionais de cooperativas.

A obra apresenta prefácio dos presidentes do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, e da OAB/SP, Marcos da Costa, e conta com 16 artigos que tratam de temas variados de aspectos legais ligados ao cooperativismo, como por exemplo tipo societário, fundo de reservas, capital social, registro de cooperativas, gênero no cooperativismo, educação cooperativista, entre outros. "A importância do livro é retratar e divulgar o cooperativismo, que é um dos eixos mais relevantes da economia do País", defende o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa. Além disso, segundo ele a publicação representa a preocupação do Sistema Ocesp em promover o estudo e o conhecimento. "Por meio desta obra e de outros estudos relacionados, o sistema cooperativista paulista se torna ainda mais forte e unido", ressalta.

Com coordenação do gerente de Formação Profissional do Sescoop/SP, Alexandre Ambrogi, e do superintendente técnico Flávio Bersani de Freitas, a publicação conta com artigos do superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Jr., e dos coordenadores jurídicos da instituição, Patrícia Cabral e Cesar Costa dos Santos.

De acordo com Santos, ainda há ausência de obras que discorram sobre temas importantes para o direito cooperativo. "Foi uma iniciativa importante reunir pessoas que tem expertise na prática, no dia a dia das cooperativas, e têm também o conhecimento jurídico. O livro alinha esses dois lados e se torna um meio de orientação para as cooperativas, pois traz respostas a questões que aparecem na rotina de trabalho dos empreendimentos", explica. Ele destaca a preocupação do Sistema Ocesp com a difusão de questões relevantes para o movimento. "O Sistema segue inovando, sempre à frente na disseminação da cultura e doutrina do cooperativismo.

Além de momento para autógrafos, o coquetel de lançamento contou com palavra do presidente Edivaldo Del Grande, que aproveitou a ocasião para reforçar a importância do cooperativismo para o Brasil.
"Nós muitas vezes não temos locais de consulta sobre a relevância do movimento, que promove uma inclusão social simplesmente por existir. Então, esse livro foi uma ideia brilhante para difundir nossos valores e mostrar para a sociedade a beleza do cooperativismo e o que ele faz de bom para a sociedade", ressalta. Por fim, Del Grande agradeceu a parceria da OAB/SP. "É uma honra para o Sistema essa relação que nos permite realizar o importante trabalho do cooperativismo de maneira adequada e legalista". 

Onde encontrar

Os interessados em adquirirem o livro "Direito Cooperativo - Temas Contemporâneos" devem entrar em contato com a Biblioteca Américo Utumi, localizada na sede do Sistema Ocesp, pelo e-mail: silvio.costa@sescoopsp,coop.br.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.