SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas de Infraestrutura de São Paulo participam do Enconsel 2018
28/11/2018

 

Com o apoio do Sescoop/SP, os profissionais da área contábil de cooperativas de infraestrutura participaram do 36º Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Enconsel). Este ano, nove pessoas se inscreveram representando as cooperativas paulistas do setor.
Promovido anualmente pela Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Abraconee), o Enconsel foi realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Atibaia/SP, e contou com a participação de profissionais de seis cooperativas: Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto (Cerrp), Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré (Ceripa), Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (Cetril), Cooperativa de Energização e Desenvolvimento do Vale do Mogi (Cervam) e Cooperativa de Eletrificação da Região de Itapecerica da Serra (Ceris). Também estiveram presidentes Laurindo Pereira Pinto (CERIS) e Hugo Ferraz da Silveira (Crediceripa).
O evento teve como objetivo proporcionar o congraçamento técnico dos contadores que atuam nas empresas do setor elétrico brasileiro e promover a discussão de temas atuais nas áreas contábil, tributária, de regulação, tarifas e base de remuneração, entre outros temas voltados para a área financeira do Setor Elétrico.
Na opinião do consultor contábil do Sescoop/SP, Jailson Campelo, “o evento é importantíssimo para os profissionais de contabilidade que atuam nas cooperativas de eletrificação, pois traz a debate temas do dia a dia dos profissionais, tanto sobre as questões tributárias, como também sobre questões regulatórios, contando com a presença de com profissionais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ”.
Durante o evento foi entregue o prêmio Abraconee na categoria “Cooperativas: Melhor Demonstração Contábil’. Destacando os três melhores profissionais de contabilidade do Brasil, o objetivo do prêmio é de avaliar o nível de transparência contábil das empresas ligadas ao setor elétrico brasileiro.
Nesta edição, os profissionais de contabilidade André Coelho (Cedrap) e Siegfried Urban (Cetril) conquistaram o segundo lugar e terceiro lugar respectivamente. O profissional da Cedrap já havia sido premiado em 2016, com o primeiro lugar. Segundo Jailson Campelo, “isso demonstra que cada dia mais os profissionais de contabilidade de infraestrutura estão aperfeiçoando a elaboração dos demonstrativos contábeis, evidenciando informações integras e tempestivas, possibilitando segurança na tomada de decisão”.
 
 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.