SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Cooperjovem conclui segunda formação de professores em Amparo
07/11/2018

No dia 18 de outubro, foi encerrada mais uma formação do Programa Cooperjovem em Amparo. O curso, que teve seu início no mês de março, foi ministrado pela instrutora do Sescoop/SP, Vanessa Maestro, para 40 educadores das 17 escolas participantes. Nesse período, os participantes realizaram uma pesquisa com suas comunidades escolares, que embasou a criações dos projetos educacionais cooperativos (PEC).
O PEC teve como objetivo reconhecer a principal demanda da escola em através de ações propostas em conjunto com todos atores sociais envolvidos nas comunidades escolar (gestão escolar, educadores, alunos, responsáveis e comunidade ao entorno), realizar transformações por meio da parceria entre escola e comunidade. Assim, todos se tornaram corresponsáveis pelas decisões que serão tomadas, apoiando-se nos valores de uma educação cooperativa que prima pelo diálogo privilegiando uma convivência democrática.
No ano de 2017 foi realizada a primeira formação onde estiverem presentes educadoras de 11 escolas, tendo como cooperativa parceira a Unimed Amparo, sendo elas: Cime Branca De Neve, Cime Beatriz, Cime Maria Lúcia, Emei Silvio Vichi, Cime Cinderela, Cime Jacyra Ribeiro Guilardi, Cime Bambi, Cime Polichinelo, Emef Raul Fagundes, Cime Maria Ivete e Cime Pica Pau.
Como forma de potencializar os projetos das escolas já existentes e abarcar toda a rede municipal de Educação, foi realizada neste ano a formação de mais uma turma tendo como parceria a cooperativa de crédito Sicoob Circuito das Águas (antiga Sicoob CredMalhas), contando com 17 escolas, dentre estas oito escolas novas, totalizando 40 educadores.
“Como fruto dos PECs desenvolvidos em 2017 constatamos que realmente houve uma mudança significativa a partir das dificuldades apontadas pelas escolas nos Planos de Ação e de Avaliação, levando a uma mobilização da comunidade na busca dos objetivos destacados”, explica a instrutora Vanessa Maestro.
Foi muito satisfatório e prazeroso ir as escolas e observar que as práticas permeadas pelas ações dos PECs já estão incorporadas no cotidianox e que as escolas que estão em formação neste ano poderão executar seus PECs usufruindo dessas vivências de uma educação cooperativa.
Estiveram presentes ao encerramento: a Secretaria de Educação Municipal de Amparo, Magda Belix; as supervisoras de ensino, Marta Alves de Campos Palandi e Beatriz Barassa Alves; a gerente geral cooperativa Sicoob Circuito das Águas, Maria Claudia de Oliveira Faria Braga e Luana Priscila Ferreira Gomes, secretaria da Diretoria Executiva.
Acompanhamento
De 1 a 5 de outubro, a instrutora Vanessa Camargo Maestro esteve presente na cidade de Amparo para realizar o segundo acompanhamento aos Projetos Educacionais Cooperativos do Programa Cooperjovem. Participaram da visita as 11 escolas municipais que estraram na parceria no ano de 2017.
Essas escolas se dividiram durante a semana para acompanhar a instrutora nas diferentes escolas, e em um dos dias contamos com a presença da Secretaria de Educação Municipal Magda Belix, assim como também estiverem presentes Vanessa Arantes e Flavielly Neposiano da Silva, representantes da Unimed Amparo.
Os PECs permeiam entre os diferentes eixos temáticos valores da cooperação e relações interpessoais, saberes e práticas pedagógicas, responsabilidade social/sustentabilidade, ressignificação dos espaços e das rotinas escolares.
Vale ressaltar que neste município todas as escolas apresentam portfólio de avaliação em cima de tudo que vem sendo realizado. Com isso é notável a mudança na atitude por parte dos gestores, dos professores, e em especial dos alunos e familiares conforme as ações vão sendo realizadas.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.