SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Primeira cooperativa do ramo Transporte recebe diagnósticos de desempenho, gestão e governança
11/07/2018

Nesta terça-feira, 10 de julho, profissionais do Sescoop/SP estiveram na sede da Coorptrans, em São José do Rio Preto, para apresentar as devolutivas do Programa de Acompanhamento Econômico-Financeiro das Cooperativas (GDA) e do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

A equipe, composta pelo gerente de Monitoramento, Luis Antonio Schmidt, pela consultora regional Raquel Ferreira, pela consultora do ramo Transporte Priscilla Coelho e pelo consultor econômico Vagner Silva, apresentou à cooperativa seus números de desempenho econômicos e financeiros, além de conversar sobre a implementação de um plano de ação que irá desenvolver os pontos diagnosticados como estratégicos para a cooperativa.

Segundo o presidente da Coorptrans, Elias Assêncio, participar dos programas do Sescoop/SP foi muito importante para a cooperativa. “Nós atuamos em um modelo de negócios diferente, mas em um mercado que estabelece seus próprios preços, então precisamos ser competitivos”, destaca.

O presidente afirma que os diagnósticos possibilitam detectar problemas de gestão e governança que muitas vezes não são observados no dia a dia de trabalho. “Nós percebemos que alguns processos que a cooperativa faz existiam na prática, mas não estavam estabelecidos em um tutorial, o que é importante. Foi muito proveitoso, nós queríamos enxergar os problemas e ter uma leitura real da cooperativa”.

O próximo passo do diagnóstico será a capacitação de um funcionário da cooperativa para desenvolver a inserção de dados dos programas no sistema do Sescoop/SP. “Queremos continuar participando e buscar, cada vez mais, resoluções e melhorias dos problemas detectados”, conclui. 

O Sescoop/SP oferece às cooperativas registradas no sistema ferramentas de diagnóstico nos eixos de identidade, gestão, governança e econômico, com o objetivo de desenvolver cada vez mais a gestão cooperativista no Estado de São Paulo.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.