SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Com mais cooperativas envolvidas, Dia C recebe 3,2 mil pessoas no Memorial
04/07/2018

A celebração do Dia C em São Paulo concretizou a força do cooperativismo em uma das maiores metrópoles do mundo. O número de cooperativas participantes subiu de 5, em 2017, para 11, em 2018. A festa, que contou com apresentações musicais, teatro, palestras, e outros serviços, alcançou seu ápice com o show do cantor Sidney Magal, no Memorial da América Latina, na capital paulista.

Como ressalta o gerente de Promoção Social do Sescoop/SP, Luis Antonio Schmidt, o Dia C é uma oportunidade para as cooperativas e o Sistema Ocesp divulgarem para a sociedade as características do movimento cooperativista e os benefícios que as cooperativas geram para seus cooperados e para as comunidades. "O fato de ser um dia nacional de atividades aglutina as ações e demonstra para o público em geral a cooperação", explica.

Tão importante quanto para quem realiza o encontro, a celebração também foi inesquecível para quem se beneficiou das práticas voluntárias. As irmãs Lurdes Aparecida da Silva e Maria Machado ficaram satisfeitas com a palestra de educação financeira, o circuito de aferição, a massoterapia inclusiva e orientações para plantio. “No estande da cooperativa financeira, aprendi que temos que planejar e não ser imediatista. Isso ajuda você a não se afundar em dívidas”, explicou Maria. “Aprendi a fazer compostagem, a usar o gotejamento nas plantas. No ano que vem, queremos voltar”, ressaltou Lurdes.

Veja mais fotos do evento

As orientações para gerir o próprio dinheiro também chamaram a atenção da vendedora Fernanda Dias, que aproveitou para visitar o mesmo estande que as irmãs Lurdes e Maria. Para ela, as referências sobre previdência privada e investimentos para o futuro fizeram toda a diferença. ‘‘Parte do que sei sobre este assunto vem do conhecimento que adquiro na internet. O que mais me preocupa é o fato de ser autônoma e precisar pensar na minha própria aposentadoria. Aqui colhi informações que vão me abriram a minha visão para a importância de organizar minhas finanças’’.

Representando o presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas de São Paulo) Edivaldo Del Grande, o diretor do ramo consumo do Sescoop/SP, Márcio Valle, reforçou durante o evento como o modelo cooperativista tem mudado vidas em todo o Brasil e também no mundo. ‘‘Este é um movimento que promove o desenvolvimento econômico sustentável. A realização do Dia de Cooperar é uma forma de externar tudo o que fazemos dentro do princípio cooperativista de interesse pela comunidade’’, disse.

A analista de Promoção Social do Sescoop/SP, Silvia Rodrigues, destaca nesta edição a conquista de novas parcerias institucionais, com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor de São Paulo. “Esse é melhor caminho para fortalecer o Dia C e promover seu crescimento sustentável”, conclui.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.