SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sociedades sustentáveis por meio da cooperação
03/07/2018

No dia 7 de julho, cooperativistas de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional do Cooperativismo. Com o slogan "Sociedades sustentáveis por meio da cooperação" nós vamos mostrar como graças aos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas têm sustentabilidade e resiliência em sua base, com a preocupação pela comunidade como sétimo ponto em seu guia orientador.

A ACI está encorajando seus membros a utilizarem a hashtag #CoopsDay e o Guia de Cooperativistas para espalhar sua palavra.

"Nós representamos 1.2 bilhões de membros de cooperativas. Não há outro movimento econômico, social e político no mundo que cresceu tanto como o nosso em menos de 200 anos. Mas o crescimento não é a coisa mais importante. Nós consumimos, produzimos e utilizamos recursos que o planeta nos dá, mas em solidariedade com o meio ambiente e nossas comunidades. É por isso que somos um parceiro fundamental da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", afirma o presidente da ACI, Ariel Guarco.

Sociedades sustentáveis são aquelas que consideram os limites ambientais, sociais e econômicos para seu crescimento. 

Por sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo:
- Como atores econômicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de renda;
- Como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, elas contribuem para a equidade social e a justiça;
- Como instituições democráticas, elas são controladas por seus membros, desempenhando um papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

Enquanto um relatório recente da PricewaterhouseCoopers mostrou que duas em cada cinco empresas ainda estão ignorando ou não tendo engajamento significativo com os ODS, as cooperativas estão liderando o caminho. Cooperativas têm uma contribuição única para cumprir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus ideais associados.

Em 2016, a ACI lançou a campanha www.Coopsfor2030.coop para mostrar o compromisso das cooperativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor.

As cooperativas têm experiência na construção de sociedades sustentáveis ​​e resilientes.

Por exemplo, muitas cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra onde cultivam, por meio de práticas agrícolas sustentáveis. As cooperativas de consumo apoiam cada vez mais o abastecimento sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas habitacionais ajudam a garantir habitações seguras e acessíveis.

Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças a sua proximidade aos clientes e proporcionam acesso ao financiamento a nível local e são presentes mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviços públicos estão envolvidas no acesso rural à energia e à água, e muitas delas estão engajadas na liderança da transição energética para a democracia energética.

As cooperativas de trabalhadores e sociais em diversos setores (saúde, comunicações, turismo, etc.) visam fornecer bens e serviços de maneira eficiente, criando empregos sustentáveis ​​e de longo prazo - e elas o fazem cada vez mais de maneira amigável ao planeta.

“No Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social. Que nossas sociedades não podem continuar desperdiçando recursos e excluindo pessoas. Que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações. E que nos orgulhamos de fazer parte desse movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, afirma Guarco.

Como você pode comemorar o #coopsday?
- Comprometa sua cooperativa na campanha
www.Coopsfor2030.coop para mostrar o compromisso com os ODS;
- Use a hashtag #coopsday, o logotipo e o material relacionado, que você pode encontrar no guia da ACI para postar vídeos e fotos nas redes sociais e on-line;
• Organize uma celebração que mostre as contribuições da sua cooperativa para a sustentabilidade e envie seus planos para a ACI pelo e-mail:
luengo@ica.coop (as iniciativas serão incluídas em um mapa interativo);
- Compartilhe estudos de caso mostrando como as cooperativas constróem "sociedades sustentáveis ​​por meio da cooperação"

A ACI utilizará essas informações para criar um mapa global dos eventos que ocorrerão neste dia especial.

“Sociedades sustentáveis ​por meio da cooperação”, o slogan de 2018, e o tema “consumo sustentável de bens e serviços” reflete a Meta de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas número 12: “Consumo Responsável e Produção”. O ODS 12 está sendo revisado pelo Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável (HLPF) em 2018: "Transformação para sociedades sustentáveis ​​e resilientes", e as cooperativas têm muito a contribuir para atingir essa meta. Em julho, um evento de alto nível será organizado pelo Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) em Nova York para mostrar como as cooperativas constroem sociedades sustentáveis ​​e resilientes.

Durante o HLPF em julho, os Estados Membros da ONU analisarão o progresso para alcançar os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 6 (água potável e saneamento), 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo responsável e produção) e 15 (vida em terra).

(Fonte: ACI)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.