SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP capacita profissionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
30/05/2018

Entre os dias 22 e 24 de maio, profissionais do Sescoop/SP capacitaram técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (ICA/Codeagro) durante o Curso de Regularidade Individual para o Fortalecimento Coletivo. A equipe abordou os primeiros passos para o sucesso de uma cooperativa e aspectos legais de um modelo societário para esse tipo de organização rural.

A equipe do Sescoop/SP, convidada a participar da capacitação pela Divisão de Extensão Rural (Dextru) da Cati, foi composta pelo coordenador do ramo Agropecuário, Pedro Silveira, pelo consultor do ramo, Sinohe Oliveira, pelo consultor contábil Jailson Campelo e pelo coordenador jurídico Cesar Santos.

O curso, organizado pelo Centro de Treinamento (Cetate) e pela assessoria de organização rural e membros do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, teve o objetivo de atualizar os técnicos do quadro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo que atuam com as entidades beneficiadas pelo Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, em metodologias, legislação e documentação sobre regularização nos âmbitos gerencial, fiscal, tributário, ambiental e previdenciário das propriedades rurais.

“A Cati tem uma estrutura de profissionais que oferecem suporte a cooperativas, organizações e associações e é importante que o Sistema Ocesp possa somar neste processo, capacitando as equipes sobre o movimento cooperativista”, explica Silveira. Segundo o coordenador, o Projeto Microbacias II está estimulando a criação de novas cooperativas, principalmente as de agricultura familiar.

“Foi nossa primeira ação conjunta com o foco de capacitar esses técnicos. Na ocasião, pudemos tirar dúvidas, abordar contabilidade e aspectos jurídicos das cooperativas e falar sobre os desafios do setor. Além disso, foi possível levantar demandas para analisarmos o cenário e atender a equipe da forma mais assertiva”, conclui.

(Com informações de: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.