SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Colaboradores da Copercana concluem curso realizado em parceria com o Senai
11/04/2018

Entre os meses de novembro e março, um grupo de oito colaboradores da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Coopercana), participou do curso de Mecânico de Manutenção em Refrigeração Comercial. O treinamento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SP), em parceria com o Sescoop/SP, com o objetivo de capacitar os colaboradores no processo de manutenção de equipamentos de refrigeração comercial, priorizando a qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

De acordo com a analista de Formação Profissional do Sescoop/SP, Layla Manzan, atualmente a cooperativa possui equipe própria que atua no processo de especificação técnica, dimensionamento e manutenção de equipamentos de ar condicionado, câmeras resfriadas, câmeras congeladas e salas climatizadas, tendo como foco o atendimento às lojas da rede Copercana. Esta equipe é formada por engenheiros, técnicos em refrigeração e equipe de manutenção. “O gestor da área percebeu a necessidade de capacitar a equipe para o processo de manutenção, mas também desenvolvendo o olhar sobre o mercado e equipamentos oferecidos”, explica.
Considerando o termo de parceria firmado entre o Sescoop/SP e o Senai/SP, a Copercana identificou como diferenciais no processo de capacitação o uso do laboratório técnico para equipamentos refrigerados, permitindo aos participantes exercitarem, em ambiente simulado, aas situações que serão vivenciadas no dia-a-dia das atividades em campo. Também foi apresentado maquinário de mercado, ampliando a atuação dos profissionais da área técnica, que conheciam somente os equipamentos que a cooperativa possui, dificultando o processo de análise para novas compras.
O curso de qualificação profissional Mecânico de Manutenção em Refrigeração Comercial, teve carga horária de 160h, distribuída em três eixos temáticos principais: fundamentos de refrigeração e climatização (78h), eletricidade aplicada à refrigeração comercial (30h) e manutenção em refrigeração comercial (52h)
De acordo com a agente de Desenvolvimento Humano (ADH) da Coopercana, Eliana Arruda, o curso agregou muito conhecimento à equipe, “principalmente nos processos de identificação e aplicação dos procedimentos de refrigeração, gestão de compras de peças e equipamentos, dimensionamento da equipe, elaboração de plano de manutenção, dentre outros”.
O gestor da Copercana, Fabio Costa, menciona que hoje, ao efetuar a contratação de terceiros para realização dos serviços de manutenção, há melhor compreensão para análise da cotação e proposta técnica, reduzindo custos desnecessários. “É possível verificar a eficiência dos equipamentos, identificando custo-benefício de sua aplicação ao dimensionar as novas lojas”, explica. Fabio relata ainda que os profissionais que participaram do curso se sentiram reconhecidos, por serem certificados por uma instituição reconhecida no mercado.
Para 2019, a Copercana está analisando a grade de temas voltados à manutenção mecânica. A expectativa da cooperativa é ampliar a participação do número de profissionais que serão capacitados.  


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.