SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP fortalece consultoria técnica do ramo Saúde
07/02/2018

O núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/SP começou 2018 ainda mais fortalecido, com a chegada da consultora técnica Rita Kaluf. Contratada para atuar junto às cooperativas do ramo Saúde, ela é a mais nova integrante do time de consultores especializados da instituição. Bacharel em Enfermagem, com mais de 30 anos de experiência em funções assistenciais e de gestão na área de saúde, Rita atuou por sete anos no setor de Recursos Próprios da Unimed Fesp. Ela também acumula experiências como docente em cursos na Fundação Getúlio Vargas, Fundação Unimed e PUC Goiás.

No período em que foi colaboradora da Fesp, Rita desenvolveu iniciativas de qualificação dos profissionais dos hospitais próprios das Unimeds paulistas com o apoio do Sescoop/SP. Agora espera colocar toda a experiência obtida no relacionamento com diretores e gestores de cooperativas do Sistema Unimed a serviço do cooperativismo de saúde paulista, independentemente do porte das cooperativas ou dos sistemas aos quais elas estejam vinculadas.

“Vamos continuar o trabalho já realizado com os maiores sistemas, como o Unimed e o Uniodonto, sem deixar de atender cooperativas menores, incluindo aquelas do ramo Trabalho que atuam na área da saúde”, explica a consultora.

Entre os projetos que serão priorizados pela consultoria técnica do ramo Saúde neste ano, está a qualificação das operadoras de saúde para a Resolução Normativa nº 277/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS), com o objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial à saúde suplementar. “A ideia é trazer melhoria operacional e assistencial para as cooperativas através dessa norma”, enfatiza Rita.

Outro objetivo é dar continuidade às ações visando à melhoria da qualidade e segurança dos pacientes por meio de programas de Atenção Primária à Saúde nas Unimeds. Para se inteirar sobre o tema, no dia 22, a consultora participa do evento “Unimed e ANS – Unidas Pela Expansão da Atenção Integral à Saúde”, a ser realizado na sede da Unimed do Brasil.

Além disso, a atuação da consultora também visa ao desenvolvimento de programas de qualificação junto aos cooperados, gestores e técnicos das cooperativas. Ela também atuará na disseminação das ferramentas de acompanhamento de indicadores econômico-financeiros das cooperativas, como o PAGC e o PDGC.

“O clima de trabalho no Sistema Ocesp é muito positivo, pois a organização cumpre aquilo que prega, favorecendo a cooperação e a colaboração entre as suas equipes. A minha expectativa é colaborar o máximo possível para o desenvolvimento do cooperativismo junto a todas as áreas do Sescoop/SP, visando ao crescimento das cooperativas de saúde”, conclui.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.