SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Encontro do Sescoop/SP estimula inovação na comunicação cooperativista
23/11/2017

Não há receita de bolo, nem fórmula pronta para tornar a comunicação das cooperativas paulistas mais inovadora. Essa foi a constatação dos cerca de 100 participantes do Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paulista 2017, realizado nesta terça-feira, dia 21 de novembro, na sede do Sistema Ocesp. Com a participação da palestrante internacional Martha Gabriel, o evento dedicou um dia inteiro ao debate e às reflexões sobre a importância da criatividade e da inovação para as cooperativas paulistas.
Em dois momentos distintos da programação, a professora Martha Gabriel mostrou como os processos de inovação surgem da simplificação, da mudança de cultura e do trabalho colaborativo. De acordo com a palestrante, a inovação sempre deve ser avaliada pelo benefício que gera ao público afetado por ela. “Boas ideias podem ser criativas, mas não necessariamente são inovadoras”, enfatizou. 
Durante o evento, também foi apresentada a estratégia de divulgação do cooperativismo nacionalmente, por meio da marca “SOMOSCOOP”, que seria lançada oficialmente em Brasília, no mesmo dia. O projeto foi tema da palestra da gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta, que reforçou a importância dessa iniciativa para dar mais visibilidade ao cooperativismo brasileiro, despertando o orgulho de pertencer a um movimento que reúne cooperativas em todo o mundo.
Houve ainda a apresentação de cases de comunicação de quatro cooperativas paulistas: Coopermota, representada pela jornalista Vanessa Zandonade; Sicoob Credicocapec, representada pela assistente de Comunicação, Verônica Berbel; Unimed Centro-Oeste Paulista, representada pela designer Carolina Crês; e Unimed Limeira, representada pelo diretor-superintendente, João Luís Zaros. Os projetos, visando à inovação em métodos e processos de trabalho, foram apresentados e depois debatidos em uma mesa que respondeu às perguntas de um mediador e da plateia.
Em seguida, o coordenador de Comunicação do Sescoop/SP, Luciano Fontes, apresentou a grade de cursos do Sescoop/SP para a capacitação dos comunicadores e profissionais que atuam na comunicação das cooperativas paulistas, previstos para realização em 2018. Foi projetada a oferta de seis cursos, que atendem aos temas mais requisitados pelos profissionais, de acordo com o levantamento realizado por meio de consultoria realizada no ano passado em quatro cidades.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.