SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Dirigentes debatem importância das ferramentas de apoio à gestão cooperativista
01/11/2017

Presidente Edivaldo Del Grande fala aos dirigentes no fórum em São Paulo

Para discutir melhorias da qualidade da gestão, com a utilização de indicadores para buscar a sustentabilidade dos negócios, o Sistema Ocesp realizou em outubro o Fórum de Dirigentes das Cooperativas Paulistas. Os encontros aconteceram em três cidades – Ribeirão Preto, São Paulo e Marília – reunindo cerca de 110 participantes, entre eles, 72 presidentes e diretores de cooperativas.
De acordo com o superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior, os fóruns de dirigentes são importantes para consolidar o novo modelo de atendimento proposto pelo Sescoop/SP. “Nessas oportunidades, os dirigentes conseguem perceber melhor o modelo proposto e nos ajudam a construir um caminho em parceria entre o Sistema S das cooperativas e as próprias. Somente participando das proposituras do direcionamento estratégico de atuação do sistema, os anseios da base poderão ser atendidos”, afirma.
Assim, os eventos complementam os esforços para aprimorar o modelo de atendimento prestado pelas áreas finalísticas da instituição, nas áreas de Formação Profissional e Promoção Social. Esse aprimoramento também passa pela reavaliação do programa de Agentes de Desenvolvimento Humano (ADH), que são os profissionais preparados para identificar demandas que podem ser atendidas por meio dos produtos e serviços do Sescoop/SP
De acordo com o gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/SP, Luis Antônio Schmidt, os ADHs podem ter um papel ainda mais estratégico, em resposta a um cenário onde se busca a profissionalização da gestão da cooperativa, por meio de ferramentas de diagnóstico e de geração de indicadores do negócio. “À medida em que há diagnósticos, é possível perceber o que pode ser melhorado”, explica o gerente.
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Humano do Sescoop/SP, Andrea Pinheiro, esse aprofundamento permitirá a distinção entre dois perfis de ADHs: um que esteja mais alinhado às necessidades de gestão do negócio e outro que continue a atuar taticamente nas solicitações feitas ao Sescoop/SP. “Nesse contexto, o Sescoop/SP está reformulando o programa e revendo o papel dos ADHs”, complementa.
Contribuindo com o debate sobre a importância da profissionalização da gestão, os encontros contaram ainda com a palestra “Cenários e Perspectivas da Gestão: Desafios em Cenários de Mudanças Exponenciais”, ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins da Silva.
Depoimentos
Na opinião do presidente da Cooperfer e diretor do ramo Produção na Ocesp, Vanildo Biasotto, o encontro foi importante e muito positivo para os dirigentes:
“Tivemos a oportunidade de conhecer ferramentas que irão auxiliar na manutenção e desenvolvimento de nossas cooperativas e, até mesmo, colocar em questionamento a necessidade da formação e conhecimento para ser um dirigente cooperativista. Outro ponto bem discutido foi a importância de saber avaliar a escolha do perfil do agente de desenvolvimento e a definição de suas competências, porque será o agente da transformação nas necessidades de mudanças de comportamento, nas tendências de mercado e ações técnicas e estratégicas”, avalia.
Para o presidente da Sicredi Centro-Oeste Paulista, João Alberto Salvi, ao ser realizado regionalmente, o fórum permitiu aos dirigentes se informarem e se reciclarem sobre o que está acontecendo no mercado, beneficiando principalmente as cooperativas localizadas no interior do Estado. Além disso, segundo ele, o evento também serviu para divulgar como as ferramentas oferecidas pelo Sistema Ocesp ajudam na gestão da cooperativa. “O desenvolvimento dessas ferramentas de dados e análises facilita a nossa vida e nos dá uma visão global do negócio”, acredita.
Já o presidente da Coop – Cooperativa de Consumo e conselheiro do Sescoop/SP, Márcio do Valle, acredita que essa iniciativa do Sistema Ocesp contribui para fortalecimento do cooperativismo paulista e brasileiro. “O Fórum é importante para geração de conhecimento, troca de informações e de experiências, além de oportunidade para relacionamento com nossos amigos cooperativistas”, conclui.
 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.