SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas educacionais paulistas participam de capacitação da OCB
25/10/2017

Entre os dias 16 e 19 de outubro, profissionais de duas cooperativas educacionais paulistas tiveram a oportunidade de participar da Capacitação do Ramo Educacional promovida pelo Sistema OCB nas cidades de Concórdia e Nova Petrópolis – esta última conhecida como a capital nacional do cooperativismo.

Representaram o ramo Educacional paulista as cooperativas Campos de Holambra, com o presidente Ricardo João de Bruijn, e Cooperativa Educacional Cerqueirense (CEC), com a presidente Maria Cristina Marques, além da consultora do ramo Educacional do Sescoop/SP, Priscilla Coelho.

O evento contou com visitas técnicas a cooperativas educacionais – um empreendimento cooperativo de professores e duas cooperativas escolares. “O momento foi rico pela troca de experiência e informações entre os participantes, a partir das suas diferentes experiências em suas cidades e estados”, explica Priscilla Coelho.

"Foi uma experiência muito boa, pois pudemos conhecer as mais diversas formas de Cooperativismo Educacional, algumas até então desconhecidas por nós, mas muito diferentes em termos de necessidades. Isso nos fortaleceu a ideia de que todos os modelos desse cooperativismo devem se unir para defender seus interesses, embora cada um possua suas peculiaridades e interesses", opina Ricardo João de Bruijn. 

Segundo Maria Cristina Marques, os debates promovidos na capacitação terão grande impacto no trabalho realizado pela cooperativa. "Pretendo levar várias ideias vistas para implantar na nossa cooperativa. Além disso, tivemos momentos de trocas muito interessantes, inclusive com cooperativas que desempenham atividades bem diferenciadas em educação. Tudo isso trará um novo ânimo ao nosso trabalho", afirma. 
 

Estiveram presentes na capacitação presidentes de cooperativas do Tocantins, Bahia, Piauí, Paraíba, Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, DISTRITO Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a minicidade cooperativista localizada em Concórdia, além de visitar a Pedra Simbólica do Cooperativismo, em Nova Petrópolis, um marco do cooperativismo nacional no qual está gravado trecho do padre Theodor Amstad, líder do movimento cooperativista no município de Nova Petrópolis (RS), pioneiro na difusão do cooperativismo e um dos fundadores da primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, em 1902:

"Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir caminho para todos."

 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.