SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP leva esporte e intercooperação ao interior paulista
06/09/2017

Veja mais fotos do II Torneio Esportivo Cooperatividade clicando aqui

No último final de semana, dias 2 e 3 de setembro, o Sesi São Carlos recebeu alunos de cooperativas educacionais do interior paulista para o II Torneio Esportivo Cooperatividade. Nesta edição, o evento contou com a participação de 336 alunos de cinco cooperativas – Coeducar, Educativa, Colégio Pólis, Campos de Holambra e Cooperelp.

“O Sescoop/SP deu mais um passo importante na democratização do acesso de crianças e jovens cooperativistas ao esporte. Desta vez, foi possível realizar o evento em dois dias de competição, inserir o circuito de aferições e promover maior integração de atletas e professores”, conta a coordenadora do Núcleo de Esporte e Saúde do Sescoop/SP, Ana Lana.

O Sescoop/SP investe no esporte como aliado da educação. “O esporte é um agente na busca por princípios e valores sociais, morais, éticos e de inclusão, além do desenvolvimento físico e promoção da saúde”, afirma Ana. Segundo ela, ao praticar esportes a criança apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social – o que estimula, além da convivência em grupo, o respeito aos amigos, familiares e professores. “O esporte tem a capacidade de integrar crianças e jovens na sociedade, transformar suas vidas e reduzir preconceitos e estereótipos. Por isso, a prática esportiva é promotora de qualidade de vida, transformação social e de construção da cidadania.

Também vale destacar que um evento do porte do Torneio Cooperatividade auxilia na divulgação do modelo cooperativista e na intercooperação – integração das cooperativas educacionais. “Assim, futuras parcerias e trocas de experiências podem ser construídas”, ressalta a coordenadora.

A ideia é que o projeto se consolide cada vez mais no calendário escolar das cooperativas educacionais paulistas. “Queremos realizar anualmente esse evento, criando uma cultura esportiva no ramo educacional. Nosso foco é promover mais oportunidades de conhecimento e melhorar a qualidade de vida do público das cooperativas”, declara o analista do Núcleo de Esporte e Saúde, Maurício Andrade.

De acordo com a diretora pedagógica da Educativa, Patricia Fragelli, o Cooperatividade leva para as escolas a possibilidade de integração, socialização, respeito, parceria e cooperação. “Os alunos extravasam energia e alegria ao se envolverem em eventos assim e isso é o motivador para darmos continuidade ao projeto”, explica. A diretora da Campos de Holambra, Cáudia Albuquerque, também investe no torneio por acreditar em seu potencial na formação dos alunos. "Acreditamos que, por meio do esporte, as pessoas se tornam seres humanos melhores", afirma.

Na Coeducar, o evento foi esperado com muita expectativa, tanto pelos alunos como pelos profissionais da cooperativa, como conta o professor de Educação Física Sérgio Ximenes. "Foi muito gratificante propor aos nossos alunos essa atividade de integração. Eles acham o máximo e com certeza é o evento mais esperado das atividades esportivas de nossa escola". O coordenador de Ensino do Fundamental II e Médio da Cooperelp, Maurílio Radicchi, concorda. "Além da importância do esporte na vida de uma pessoa, o Torneio Esportivo Cooperatividade já virou tradição na escola e os alunos esperam por esses dias. As equipes se preparam desde o início do ano". Ele reforça que a Cooperelp investe no projeto, porque acredita que educar vai além da sala de aula. "Um torneio como esse ensina aos alunos responsabilidade, parceria, autonomia, organização, cooperativismo, entre outras coisas", conclui.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.